Ministério da DefesaMapa das MissõesLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 29.05.17 | 18h15
Você está aqui: Home » Comunicados » 2017 »
A A A  Imprimir Imprimir
Anosheader
Força Aérea Portuguesa no Mali
Força Aérea Portuguesa no Mali
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes
06/17
20-04-2017
19ª REUNIÃO DOS CEMGFA DA CPLP

Decorreu em Lisboa, entre 19 e 20 de abril, a 19ª reunião dos Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A reunião em apreço tem uma periodicidade anual, é rotativa entre os diversos países membros e dispõe de um secretariado permanente para os assuntos de defesa, relevando-se, este ano, a participação da totalidade dos CEMGFA da CPLP.

O evento teve início na Praça do Império com uma Guarda-de-Honra conjunta (representativa dos três Ramos das Forças Armadas Portuguesas), a que se seguiu a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

A reunião propriamente dita decorreu no "Palácio Vilalva" (antigo Quartel-General do extinto Governo Militar de Lisboa) onde foram debatidos, entre outros, os seguintes assuntos:

- A análise da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros da CPLP;

- Na sequência dos exercícios (conjuntos e combinados) da série "Felino", foi avaliado o exercício realizado em 2016 em Cabo Verde e apresentado o exercício que se irá realizar, no Brasil, ainda neste ano de 2017;

- A importância do contributo do Centro de Análise Estratégica da CPLP, sedeado em Moçambique, no acompanhamento da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros;

- Destacam-se ainda a aprovação do projecto de criação de um colégio de defesa da CPLP e o projecto de criação do mecanismo de resposta da CPLP a situações de catástrofe.

No final do primeiro dia de reunião, S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional Professor Doutor Azeredo Lopes, recebeu, no seu gabinete, os cumprimentos dos CEMGFA da CPLP.

Os objectivos delineados para a reunião foram amplamente atingidos, sublinhando-se a profundidade da reflexão e o amplo consenso em todos os assuntos debatidos, em particular no âmbito da avaliação da situação político-militar e das questões de defesa.

A próxima reunião, em 2018, foi agendada para o Brasil.

O porta-voz das Forças Armadas

Helder António da Silva Perdigão

Tenente-Coronel

 

19ªReunião CEMGFA CPLP_a - 1983 

Foto da sala de reuniões no Palácio Vilalva – Lisboa

 19ªReunião CEMGFA CPLP_b - 1984

Foto de grupo