FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 14h02
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

Força Aérea regressa de missão NATO na Lituânia


1-09-2016

Participação portuguesa no Baltic Air Policing 2016 chega ao fim

A Força Nacional Destacada (FND) na Lituânia, no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing 2016, regressa (hoje) a Portugal (no dia 01 de Setembro), após quatro meses de operação.

O destacamento, composto por cerca de 90 militares da Força Aérea e quatro aeronaves F-16MLU, esteve em operação contínua desde o início de maio até ao final de agosto.

Foram 24 horas por dia, sete dias por semana, ao serviço da NATO e dos três países do Báltico - Lituânia, Letónia e Estónia. Para tal, a FND efetuou quatro rotações de pessoal, num total de cerca de 300 militares empenhados.

As aeronaves portuguesas voaram 380 horas e efetuaram 16 missões reais de Defesa Aérea.

Portugal participou nesta missão enquanto Nação Líder (Lead Nation) - com o Reino Unido a ser a outra nação participante, a partir da Estónia -,correspondendo a uma solicitação da NATO face à reduzida capacidade destes três países aliados no que concerne à manutenção da segurança e à defesa do seu espaço aéreo.

Os membros da Aliança cumprem esta missão tirando partido de um know-how e modo de operar assentes essencialmente em três eixos:

  • Sensores, com equipamento capaz de detetar e monitorizar o tráfego aéreo;
  • Comando e Controlo, com militares do Centro de Relato e Controlo a interpretarem os sinais detetados, informando em tempo útil a cadeia de comando no apoio à tomada de decisão;
  • Aeronaves e tripulações em prontidão.

Portugal será agora rendido pela França na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia, ao passo que o Reino Unido será rendido pela Alemanha na Base Aérea de Ämari, na Estónia.

A missão NATO Baltic Air Policing dura há já doze anos, tendo Portugal, através da Força Aérea, participado em 2007, 2014 e 2016.

Top