FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 13h49
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

NAVIO HIDROGRÁFICO NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE


22-11-2016

O navio hidrográfico NRP Almirante Gago Coutinho, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto e em benefício das relações de cooperação bilateral entre Portugal e São Tomé e Príncipe, fundeou na Baía de Ana Chaves, na ilha de São Tomé no dia de 22 de outubro, tendo permanecido em São Tomé e Príncipe até 19 de novembro.

Esta atividade teve por objectivo principal, com o apoio aos mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº2, proceder à reflutuação da embarcação Pico Douro, que se encontrava encalhada num local em que constituía perigo para a navegação. Visou igualmente apoiar os projectos em curso no domínio da cooperação técnico-militar, potenciando as capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os dois países.

No âmbito do Seminário "O exercício da autoridade e das responsabilidades do estado costeiro no Mar", que ocorreu no período de 16 a 17 de Novembro, foi efetuada uma visita a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho, que contou com a presença de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional de Portugal - Doutor José de Azeredo Lopes, Sua Excelência o Ministro da Defesa e da Administração Interna de São Tomé e Príncipe - Doutor Arlindo Ramos, Sua Excelência o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe - Luís Gaspar da Silva, Sua Excelência o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe - Brigadeiro Horácio de Sousa e Sua Excelência o Chefe de Estado-Maior da Armada de Portugal - Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, entre outras entidades de Portugal, São Tomé e Príncipe e de países amigos.

O NRP Almirante Gago Coutinho tem um total de 44 militares embarcados, incluindo uma equipa de fuzileiros do pelotão de abordagem, uma equipa de mergulhadores e uma médica. Tem ainda embarcados dois militares de Marinhas amigas e aliadas, nomeadamente um da Marinha do Brasil e outro da Marinha de Angola.

Top