FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 13h49
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

LX REUNIÃO DE ESTADOS-MAIORES PENINSULARES LISBOA, 15 A 17 DE NOVEMBRO DE 2016


22-11-2016

 

Decorreu no período de 15 a 17 de novembro de 2016, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Estado-Maior da Armada, no Estado-Maior do Exército e no Comando Aéreo, em Lisboa, a 60ª Reunião dos Estados-Maiores Peninsulares.

A delegação nacional foi chefiada pelo Tenente-general Sílvio José Pimenta Sampaio, Adjunto para o Planeamento e Coordenação, e a delegação espanhola foi chefiada pelo Teniente General D. Juan Antonio Carrasco Juan, Jefe del Estado Mayor Conjunto (JEMACON).

qq - 1849

Dos diversos temas abordados no âmbito da cooperação militar salientam-se os relativos às oportunidades nas áreas de interesse mútuo, nomeadamente no âmbito da OTAN, da União Europeia, da Coligação Internacional no Iraque, da Iniciativa 5+5 Defesa e na zona do Golfo da Guiné.

Foi também efetuado um ponto de situação sobre as ações desenvolvidas em parceria, que decorrem da "Declaração Conjunta de Intenções para o reforço da cooperação no âmbito da Defesa", assinada, em novembro de 2012, pelos respetivos Ministros da Defesa Nacional.

No decorrer desta Reunião, o Teniente General D. Juan Antonio Carrasco Juan teve ainda oportunidade de se encontrar com o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro, com o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, com o Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante António Maria Mendes Calado, com o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-general José António Carneiro Rodrigues da Costa, e com o Diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres.

rr - 1850

As reuniões dos Estados-Maiores Peninsulares tem vindo a decorrer com normalidade desde 1954. O facto de este ano ter sido realizada a 60ª Reunião demonstra a importância e relevo que estas reuniões possuem e atestam bem quanto à sintonia de interesses e de cooperação entre ambas as Forças Armadas. Para marcar a ocasião foi elaborada uma medalha comemorativa.

Ficou mais uma vez reforçada a consolidação de uma posição comum, no seio das organizações de segurança e defesa de que ambos os países fazem parte e, ainda, o fortalecimento de ações que visam a promoção e o incremento da formação, preparação, treino e interoperabilidade das Forças Armadas de Portugal e de Espanha.

 

 

Top