FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 13h52
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS PARTICIPAM EM EXERCÍCIO DE CIBERDEFESA DA NATO


9-12-2016

O maior exercício de ciberdefesa da NATO - Cyber Coalition, realizou-se no período de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2016, tendo Portugal participado através do seu Centro de Ciberdefesa (CCD) reforçado com elementos das equipas de "Computer Incident Reponse Capability" (CIRC), áreas jurídicas e relações públicas dos três Ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) e do Centro de Dados da Defesa - MDN, que integraram uma célula de resposta a incidentes, nas instalações do CCD localizado no edifício do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Restelo. O CCD destacou uma célula de nível estratégico junto da direcção do exercício em Tartu, Estónia, onde todos os incidentes foram injectados, controlados e coordenados.

O exercício decorreu simultaneamente em vários países da NATO e parceiros, contando com a participação de 28 países membros e mais de 700 militares e civis. O principal objectivo é proporcionar o treino dos processos de apoio à decisão, dos procedimentos técnicos, operacionais e legais relativos à Ciberdefesa, assim como o trabalho colaborativo e de partilha entre os participantes do exercício, envolvendo os organismos da NATO e das nações. Além disso, permite o treino na detecção e identificação de ameaças e mitigação do seu impacto, antes que estas se propaguem pelos sistemas nacionais.

O Cyber Coalition criado em 2008 e no qual Portugal participa desde 2011, é o principal exercício NATO de defesa cibernética onde são exercitadas as capacidades de resposta a desafios cibernéticos através da realização de operações no ciberespaço, de forma realista num ambiente virtual, potenciando o Cyber Range da NATO em produção no Cooperative Cyber Defence Centre of Excellence (CCDCOE) em Tallinn, Estónia.

Top