FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 14h00
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

EXERCÍCIO SILVER SABRE 2016-2


28-11-2016

No período de 21 a 26 de novembro de 2016 a KTM/KFOR participou no Exercício SILVER SABRE 2016-2, o evento de treino com maior relevância no seio da KFOR e que teve como objetivo, para além de avaliar a prontidão da KFOR como 3º nível de resposta para garantir um ambiente seguro (SASE) e liberdade de movimentos (FOM) no Kosovo, testar e melhorar a capacidade de coordenação e interoperabilidade entre as Unidades da KFOR, da EULEX, da Kosovo Police (KP) e Kosovo Security Forces (KSF), num cenário de catástrofe natural e desordem pública.

O Exercício decorreu sob três patamares. Nos primeiros três dias decorreu em paralelo o "Staff Training" em Camp FILM CITY, e o "Forces Training" em Camp VRELO e Camp POMAZATI.

A parte final do Exercício, designada por "Synthesis Exercise", decorreu em Camp VRELO durante dois dias, tendo sido atribuída à KTM a responsabilidade de preparar e conduzir o evento. O dia 25 de novembro foi reservado para efetuar o treino para o Exercício final que viria a decorrer no dia seguinte. O Sinthesis Exercise, para além de evidenciar a capacidade das forças CRC da KP e da EULEX, nas respetivas atuações como 1º e 2º nível de resposta, e também a capacidade CBRN da KSF, permitiu demonstrar publicamente perante representantes de diversas instituições do KOSOVO, a capacidade efetiva da KFOR como 3º nível de resposta, em especial no quadro de situações de calamidade em que as capacidades das forças locais não sejam suficientes.

Top