FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 14h11
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

Inauguração do Edificio de Saúde Mental - H09


6-04-2017

Integrado no Projeto de Expansão do Hospital das Forças Armadas, surge a ampliação/remodelação do Edificio H09, que veio dar um aumento da capacidade de resposta do Hospital das Forças Armadas - Polo de Lisboa no âmbito da Saúde Mental

Esta área de Especialização de Saúde Mental e Psiquiatria está direcionada para projetos de saúde da pessoa que vivência processos de saúde/doença mental ao longo do seu ciclo vital com o objetivo de promover a saúde, prevenir e tratar a doença, readaptar e reinserir na sociedade.

O HFAR/PL e o Serviço de Psiquiatria terão uma capacidade de resposta em termos da prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde mental e psiquiatria, de acordo com as melhores práticas clínicas, numa visão humanista e integral das necessidades dos militares das Forças Armadas e família militar e forças de segurança.

Como mais valia:

  • No piso 0, a existência de uma unidade de internamento com valência de 13 camas, destinando-se a utentes do foro psiquiátrico em situações de crise ou de agravamento da sua situação, proporcionando um ambiente seguro, confortável, humanizado, promotor de autonomia e qualidade de vida. Dispondo de meios modernos e de tecnologia atual para esta área de intervenção, oferecendo segurança e promovendo a confiança.

 

  • No piso1, a existência de um Hospital Dia de Psiquiatria que perspetiva a promoção de um ambiente terapêutico e oferecendo aos utentes um ambiente social estável e coerente, que promova o desenvolvimento e implementação de um plano de tratamento individualizado, com 6 gabinetes de consulta (externa e de Hospital dia), gabinete chefe serviço, gabinete de enfermagem, gabinete do stress pós-traumatico, sala polivalente de atividades terapêuticas, sala de atividades de grupo, copa para atividades quotidianas, sala de musicoterapia, gabinete de trabalho de enfermagem, receção e sala de espera, vindo reforçar a prestação cuidados diferenciados integrando diversas atividades psicoterapêuticas individuais e em grupo, aos utentes, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial e espiritual em consonância com a matriz do Hospital das Forças Armadas.

 

  • No piso 2, a existência do serviço de Psicologia Clínica, com gabinetes de consulta externa, sala de testes, sala de psicoterapia de grupo, salas de trabalho, receção e sala de espera, integrando atividades psicoterapêuticas individuais e em grupo, bem como avaliações neuropsicológicas, avaliações psicológicas e exames periciais nomeadamente no âmbito de processos de desvalorização de Stress Pós Traumático, contribuindo para uma intervenção eficaz e adequada às necessidades dos utentes.

 

  • Ainda no piso 2 o Serviço de Saúde Ocupacional que terá como objetivo a promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem estar fisico, mental e social prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.

 

  • E o CEIP. O Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva, na dependência direta do diretor do Hospital das Forças Armadas e o responsável pela saúde pública, vigilância e intervenção nas forças armadas. Este Centro apoia a medicina operacional dos três ramos no aprontamento médico sanitário de todos os militares em missões fora do território Nacional, assim como elementos das forças de segurança, Conselho de ministros e ministério dos negócios estrangeiros, que terão agora instalações adequadas a sua consulta e/ou organização de aprontamento.

Top