FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 13h58
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

EUROPEAN UNION TRAINING MISSION SOMÁLIA - COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL


14-06-2017

No complexo e frágil Estado da Somália foi também comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de 2017.

É lugar comum dizer-se que quando estamos fora sentimos de forma diferenciada os eventos que marcam a nossa nacionalidade, a verdade é que o Contingente Português na Somália testemunhou essa realidade, tendo vivido o dia de Portugal com um profundo sentimento patriótico e, simultaneamente, com a noção da responsabilidade acrescida de "comemorar"   Portugal num ambiente multinacional.

A comemoração do Dia de Portugal na EUTM-S teve início com a cerimónia de hastear da Bandeira Nacional pelo Contingente Português presente na Missão.

Durante a manhã ocorreu uma cerimónia formal de corte do bolo de aniversário do Dia de Portugal, que contou com a presença do General Comandante da Missão, de vários portugueses a trabalhar na Somália (identificados e convidados pelo Contingente Português), tendo também sido efetuada pelo PRT SNR a leitura de uma breve alocução.

No Dia de Portugal os militares da EUTM-S foram também brindados com um almoço diferente, marcado pela existência no menú de diversos produtos nacionais, recebidos diretamente de Portugal.

Ao longo de todo o dia foi ainda assegurado um "ambiente português", conseguido através da decoração dos espaços com a bandeira nacional, da passagem continuada de filmes que mostraram o território e o património nacional e da criação de um som ambiente de música portuguesa, com o fado em destaque.    

O arrear da Bandeira Nacional marcou o fim das atividades comemorativas do Dia de Portugal.       

Os vários eventos permitiram congregar as diversas dimensões explícitas que o Dia de Portugal pretende evocar: os símbolos nacionais; a história e a cultura nacional; as comunidades portuguesas; e Camões.

Top