FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 14h09
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

ROTAÇÃO DA FORÇA NACIONAL DESTACADA AO SERVIÇO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA


6-09-2017

Na madrugada do dia 04 de Setembro de 2017, partiu a última leva de militares que compõem o 2ª Força Nacional Destacada (FND) que vai prestar serviço, no âmbito da missão das Nações Unidas, na República Centro Africana (RCA), contando com a presença de S. Exª o Secretário de Estado da Defesa Nacional e do Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outras altas entidades militares.

À sua chegada ao Teatro de Operações, procedeu-se à cerimónia da Transferência de Autoridade Nacional e a mudança do Comando da "Portuguese Quick Reaction Force" (PRTQRF), no campo francês M´Poko em Bangui, RCA.

 O Sub-Chefe de Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Major-General José Manuel Cardoso Lourenço, em representação de S. Exa. o General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, presidiu à cerimónia da Transferência de Autoridade.

A cerimónia teve início com a apresentação das forças em parada, constituídas por militares da 1ª e 2ª FND/MINUSCA, seguindo-se a imposição da condecoração European Union Service Medal ao Comandante da 1FND/MINUSCA, Tenente-Coronel de Infantaria "CMD" Musa Gonçalves Paulino, pelo Mission Force Commander da European Union Training Mission na Republica Centro Africana, Major-General Garcia Blásquez. Após a imposição da condecoração, realizou-se a Transferência de Autoridade da QRF Portuguesa simbolizada pela entrega do Guião da FND/MINUSCA, pelo Sub-Chefe de Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares Major-general Cardoso Lourenço, ao Comandante da 2FND/MINUSCA, Tenente-Coronel de Infantaria "CMD" Alexandre Manuel Ribeiro Duarte Varino. Por último, a alta entidade proferiu uma breve alocução alusiva ao ato, dirigindo palavras de reconhecimento e gratidão aos militares que terminaram a missão e que se encontravam de regresso a Território Nacional e às suas famílias, e transmitiu incentivo e confiança aos militares recém-chegados.

Na final do mesmo dia 04 de Setembro de 2017, chegou ao AT1, a última leva de militares que compunha a 1º FND que terminou a sua missão na RCA. Estiveram presentes na sua receção, S. Exª o Ministro da Defesa Nacional acompanhado pelos Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Chefe do Estado-Maior do Exército e Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, entre outras altas entidades militares e uma significativa presença de familiares e amigos dos militares recém chegados.

Top