FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 20.11.17 | 09h46
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

Destacamento de Aeronaves F-16 da Força Aérea na Roménia


28-09-2017

 

Quatro aeronaves F-16, da Força Aérea Portuguesa, aterraram, no dia 18 de setembro, na Base Aérea de Borcea, na Roménia, para integrarem a operação "Falcon Defense 2017".

Esta Força Nacional tem como objetivo a realização de vários tipos de missões de treino naquele país. Entre elas destacam-se missões conjuntas com as Forças Armadas Romenas: Exército, Armada e Força Aérea. De relevar também, os voos de treino planeados com os F-18 da Força Aérea do Canadá, também destacada na região, e com o E3-A AWACS que sobrevoa frequentemente a zona. Este voos têm o intuito de treinar e consolidar procedimentos de operação em coligação, no âmbito da OTAN.

Esta Força Militar tem como propósitos adicionais treinar o destacamento e operação fora da Base mãe dos nossos F-16 que frequentemente constam da lista de meios das NATO Response Forces (NRF) e a partilha de conhecimento e experiência nas várias áreas de operação da aeronave F-16 Fighting Falcon com a Força Aérea Romena.

Recorde-se que Portugal alienou recentemente à Roménia 12 aeronaves F-16. O contrato de alienação comporta duas grandes fases: uma, que termina neste mês de Setembro, a realizar em terras Lusas, onde se incluí a formação de 84 militares romenos, e a entrega das aeronaves; e uma outra, que decorre até meados do próximo ano, que se desenrola na Roménia, e que passa pelo apoio técnico feito por militares portugueses no acompanhamento e auxilio na instalação e operação destas aeronaves na sua nova base.

O contingente português vai estar destacado durante dois meses e é composto por 70 militares da Força Aérea das áreas de operações, proteção da força, manutenção, logísticofinanceira, comunicações e sistemas de informação, saúde, Intelligence e relações públicas.

Top