FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 13h50
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes
5

EXERCÍCIO FELINO 2017


29-09-2017

No período de 18 a 29 de Setembro de 2017 decorreu na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras do Exército Brasileiro, o Exercício da CPLP FELINO 2017 na sua versão de exercício no terreno.

 Os exercícios da série FELINO são executados com uma periodicidade anual, alternando a versão de Exercício na Carta (EC) com a de Forças no Terreno (FT). O cenário usado e o planeamento da operação efetuado no EC, são utilizados no ano seguinte na modalidade FT; trata-se portanto de um ciclo de dois anos. Em 2016, realizou-se na cidade da Praia em Cabo Verde o exercício FELINO16, versão EC, cujo cenário e plano de Operações foram utilizados em 2017 no exercício FELINO 2017, versão FT.

 

2 - 2061 3 - 2062

Os exercícios da série FELINO têm como principais objetivos:

-Preparação de uma Força de Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC) no âmbito da CPLP para atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missões de Apoio à Paz (AP) e Ajuda Humanitária (AH), aos níveis operacionais e táticos.

-Incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas (FFAA) dos seus Estados-Membros, e o treino para o seu emprego, em Operações de AP e AH, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

-Estabelecer políticas e procedimentos para a instalação de áreas operacionais e a prestação de Apoio da Nação Hospedeira a forças da CPLP nela instalada ou apoiada por esta durante a execução de exercícios.

 

4 - 2063

Portugal participou no Exercício FELINO 2017 com Oficiais das Forças Armadas Portuguesas, inseridos na estrutura de Direção do exercício e na estrutura da Força de Tarefa Conjunta e Combinada.

O cenário do exercício FELINO 2016 - 2017 foi edificado por forma a permitir a realização duma operação de manutenção de paz num continente fictício em que a ONU solicita o apoio da CPL.

O Exercício FELINO 2017 culminou com a realização de um Dia de Visitantes Ilustres (DVI) que contou com participação do ministro da Defesa do Brasil, Ex.º Sr. Raul Belens Jungmann Pinto, e em que Portugal se fez representar pelo CEMGFA, General Artur Pina Monteiro.

 

 6 - 2065

 (Texto e Imagem editados pelo GABCEMGFA)

Top