FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 11.12.17 | 20h51
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

EXERCICIO ZARCO 2017


17-11-2017

O Comando Operacional da Madeira executou o Exercício Zarco 17, no período de 13 a 17 de novembro, tendo como temática principal "A Cooperação das Forças Armadas com as Forças e Serviços de Segurança, no âmbito das ameaças e/ou agressões transnacionais".

Precedendo o exercício realizou-se um Seminário, no dia 12 de outubro, onde foi discutida esta temática e tendo como intervenientes representantes das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, destacando-se a presença da Secretária Geral do Sistema de Segurança Interna, Dr.ª Helena Fazenda.

Posteriormente realizou-se pela primeira vez, no dia 2 de novembro, com a presença do Comandante Operacional da Madeira, uma reunião do Gabinete Coordenador de Segurança da RAM, com o objetivo de debater o cenário do Exercício Zarco e respectivas preocupações de segurança.

O cenário criado para o efeito, teve por base a realização de uma Cimeira na Ilha da Madeira, tendo como ameaça identificada as ações de um grupo radical, para descredibilizar as organizações e instituições do mundo ocidental.

Este grupo, reconhecido por ter a capacidade de ações terroristas, ciber-ataques e ataques químicos, permitiu treinar a resposta a esta tipologia de incidentes.

Como resultado da estreita cooperação entre as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança envolvidas no exercício, foi executada uma demonstração em ambiente marítimo e terrestre, onde foi visível e empenhamento de unidades como:

  • Unidade de Intervenção em Riscos Tecnológicos do Serviço Regional da Proteção Civil;
  • Elementos de Defesa Biológica, Química e Radiológica do Exército;
  • Patrulha NRP "Tejo" da Marinha;
  • 2 Embarcações semirrígidas com agentes do Comando da Polícia Marítima do Funchal e agentes do Grupo de Ações Táticas da Polícia Marítima (Autoridade Marítima);
  • Vigilância Aérea (aeronave C295 da Força Aérea);
  • Sistema Radar SIVICC da GNR.

 

 

 

ZARCO.. - 2119 ZARCO. - 2118
   

 

 

 

 

 

 


 

Top