FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h03
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

CEMGFA E MDN VISITAM MILITARES PORTUGUESES NA LITUÂNIA


7-11-2014

 

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Pina Monteiro e o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco realizaram, no passado dia 05 de novembro, uma visita ao destacamento Português na Lituânia, que integra a missão Baltic Air Policing 2014 (BAP14).

Portugal que lidera o Bloco 36 (designação que corresponde a 4 meses de operação - de setembro a dezembro) da missão Baltic Air Policing 2014, possui um dispositivo de 70 militares e 4 aeronaves F16 que cumpriram, até ao momento, mais de 220 horas de voo.

Para além dos meios militares portugueses, o Bloco 36 integra meios aéreos canadianos (Siauliai - Lituânia), alemães (Amari - Estónia) e holandeses (Malbork - Polónia).

À chegada à Base Aérea de Siauliai, o CEMGFA e o MDN foram recebidos pelo Vice-Ministro da Defesa lituana, Marijus Velička, o Comandante da Base Aérea de Siauliai, Tenente-Coronel Vidmantas Rakl, o Comandante do Destacamento Português, o Tenente-coronel Carlos Lourenço e, em representação do Comandante do Destacamento canadiano, a Major Amanda Ives.

O programa da visita decorreu conforme planeado, iniciando-se com um brífingue sobre a missão BAP14, tendo terminado com uma visita ao destacamento português.

No final da visita e antes da tradicional foto de grupo, o CEMGFA e o MDN despediram-se dos militares portugueses, renovando os votos de sucesso para a missão.

 (Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

 

 

 

Top