FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 05h55
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

BLOCO 36 REALIZA MEDIA DAY NA LITUÂNIA


21-11-2014

 

O Bloco 36 da missão do Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), sediado na base aérea de Siauliai - Lituânia, realizou um Media Day nos dias 19 e 20 de novembro.

O dia 19 de novembro foi direcionado para a apresentação dos dois destacamentos (o português (Lead Nation) e o canadiano), que constituem o Bloco 36, enquanto o dia 20 de novembro, foi reservado para a realização de uma sessão fotográfica "air to air", permitindo a captação de imagens a partir de várias aeronaves militares.

O primeiro dia foi iniciado às 08h30 com um briefing de boas vindas e apresentação aos jornalistas presentes do programa Media Day por parte dos militares das relações públicas de Portugal, Canadá e Lituânia.

Após a apresentação, os órgãos de comunicação social (OCS) tiveram oportunidade de fazer várias perguntas ao Comandante da Base Aérea de Siauliai, Tenente Coronel Vidmantas Rakl, ao Comandante do destacamento português, que é também o Comandante do Bloco 36, Tenente Coronel Luís Morais e ao Comandante do destacamento canadiano, Tenente Coronel David Pletz.

Após o ponto de imprensa conjunto, os OCS foram encaminhados para o edifício administrativo do destacamento português, onde receberam um brífingue do Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel Luís Morais. No decorrer do brífingue foi apresentada a missão do destacamento português e os procedimentos a seguir no que concerne à captação de imagens e som dentro das instalações do destacamento. De seguida foi proporcionado um "Scramble" simulado, de forma a poderem ser captadas imagens de todo o trajecto efectuado pelas equipas de alerta até às respetivas aeronaves

 

Após esta simulação, por volta das 11h00 suou o alarme de T-Scrmble, altura em que, os OCS devidamente posicionados à saída dos Hangar’s, captaram imagens da saída dos dois F-16 portugueses de alerta até à descolagem, tendo sido realizado um joint take-off com um F-18 canadiano.

No seguimento da descolagem, os OCS foram encaminhados para a torre de controle da Base Aérea de Siauliai para um ponto de imprensa com o Comandante de destacamento português e convidados para mais uma captação de imagens de uma passagem aérea de dois F-16 portugueses e um F-18 canadiano.

O segundo e último dia do Media Day, foi iniciado às 10h00 com uma seção fotográfica air to air a partir de um C-27 da Força Aérea Lituana, de um F-16 português e de um F-18 canadiano, em formação. Foram ainda realizadas duas horas de voo de C-27, permitindo aos OCS a captação de imagens das duas aeronaves. O Media Day terminou por volta das 12h00 (locais) após a aterragem do C-27 Lituano.

  (Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

 

Top