FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h02
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

NOBRE CASA DE CIDADANIA DISTINGUE CIDADÃOS PORTUGUESES EMIGRADOS NA SUÍÇA E NO DUBAI


16-12-2014

A Nobre Casa de Cidadania atravessou fronteiras e chegou até ao Dubai e à Suíça. Pela primeira vez, foram homenageados dois cidadãos portugueses emigrantes, que nos países de destino praticaram atos de altruísmo e coragem. A Nobre Casa de Cidadania – em conjunto com os seus parceiros – cumpre assim mais um dos objetivos definidos na sua missão.

Na cerimónia, que se realizou no dia 13 de Dezembro no Salão Nobre da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, foram ainda distinguidos dois cidadãos residentes em Portugal que se destacaram pelos atos que praticaram em prol de terceiros. O momento contou com a presença de alguns parceiros e membros do Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, nomeadamente do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Polícia de Segurança Pública.

A Nobre Casa de Cidadania nasceu em maio de 2013 e, até ao momento, já atribuiu Louvor a 37 cidadãos, de diferentes zonas do país, estratos sociais e idades, demonstrando que qualquer cidadão pode praticar um Ato Nobre. São 37 exemplos de generosidade e humanidade, que podem ser conhecidos em www.nobrecasadecidadania.pt, e que almejam inspirar outros para a realização de Atos Nobres.

Recorde-se que a seleção dos atos e cidadãos a agraciar é realizada pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, formado pela Autoridade Nacional para a Proteção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, a Direção Geral de Educação, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a GRACE, o INEM, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Plataforma Portuguesa das ONG’s para o Desenvolvimento e a Polícia de Segurança Pública.

 

#1 Carlos Barros

(…) pela autoria do Ato Nobre de promover, de forma voluntária e desinteressada, a democratização da cultura e da educação. Sem qualquer compensação financeira pessoal e contando apenas com a cedência de algumas peças por parte de organismos coletivos e particulares, organiza e produz exposições desde 2012 nas cidades de Valongo e Porto, proporcionando viagens culturais gratuitas à população. Um Ato Nobre fruto de muito esforço e empenho pessoal, que muito tem contribuído para a dinamização e divulgação da cultura portuguesa.

Localidade: Valongo

 

#2 Fernando Ribeiro

(…) pela autoria do Ato Nobre de atuar em prol dos seus companheiros de profissão em Portugal, onde permanece o seu coração. A viver na Suíça, e conhecedor das dificuldades das corporações nacionais, este antigo Bombeiro iniciou em setembro de 2013 uma campanha de sensibilização junto dos Bombeiros suíços que os levou a doarem equipamentos a Portugal, tendo ele próprio providenciado o embalamento e transporte. Um Ato Nobre que demonstra que não há fronteiras para a generosidade.

Residente na Suíça

 

#3 Maria do Céu da Conceição

(…) pela autoria do Ato Nobre de ter colocado a sua vida em segundo plano para que outros pudessem viver as suas de forma mais digna, em Dhaka, Dubai. A Fundação Maria Cristina gere uma pequena comunidade, com estruturas que permitiram retirar das favelas cerca de 600 crianças e 40 famílias. Um Ato Nobre que reflete uma vida de empenho e dedicação em prol dos outros.

Residente no Dubai

 

#4 Rogério Gomes

(…) pela autoria do Ato Nobre de proporcionar melhores condições de vida a mais de 200 utentes do Centro de Solidariedade Social da Adémia, no concelho de Coimbra. A instituição, a que preside de forma voluntária desde 2004, presta apoio aos mais pequenos através de uma creche, ensino escolar e ATL, mas também a cerca de 20 idosos, através de um Centro de Dia e de Serviço Domiciliário. Um Ato Nobre que em muito beneficia a comunidade de Adémia, promovendo o contacto entre gerações e o acesso a atividades de formação, lúdicas, culturais e desportivas.

Localidade: Coimbra

 

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top