FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h04
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

MILITARES PORTUGUESES REALIZAM OPERAÇÃO DE SOLIDARIEDADE NO KOSOVO


25-02-2015

O 1BIPara/FND/KFOR realizou, em 20 de fevereiro de 2015, uma operação de Cooperação Civil-Militar (CIMIC), com a comunidade Croata de Janjevo no município de Gracanica, e com a paróquia de Santo António em Pristina, no teatro de operações do Kosovo.

A Aliança Atlântica está ciente de que a interação entre as Forças Militares da Aliança e o ambiente civil onde as operações ocorrem, é crucial para o sucesso da missão.

Nesse sentido, a Força Multinacional do Kosovo (KFOR) determina que as iniciativas de CIMIC devem ser divulgadas como iniciativas Nacionais, respeintando os princípios da Neutralidade e da Imparcialidade.

A comunidade de Janjevo, no município de Gracanica, é uma comunidade Croata liderada pelo pároco Dom Mateo onde, a falta de alimentos e de medicamentos, revelam as enormes carências que afetam esta comunidade, em particular, as suas crianças.

A paróquia de Santo António, é uma instituição de caridade dirigida por Irmãs Religiosas Vicentinas, centro este situado junto à Catedral da Beata Teresa de Calcutá em Pristina. Esta instituição, de 2ª a 6ª feira confeciona alimentação para mais de 100 pobres, incluindo jovens estudantes. Dos 100 necessitados, cerca de 20 tomam diariamente a refeição no Centro, sendo que os restantes têm um familiar que diariamente levanta a alimentação.

Os militares do 1BIPara/FND/KFOR angariaram em Portugal, os donativos em roupas, brinquedos e dinheiro que foi convertido em alimentos. A esta iniciativa juntou-se também o diretor da empresa Eclipse, Mr. Richard BAYLEY, empresa inglesa que opera o serviço de catering do campo de Slim Lines, que contribuiu com alimentos de primeira necessidade. Entre alimentos, roupas e brinquedos, foram distribuídos cerca de 1000 Kg em Pristina, e 1500 Kg em Janjevo.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Esta operação contou com o apoio e presença do Sénior Nacional e ACOS JEC da KFOR, Coronel Artur BRÁS, o Capelão Maj Constâncio GUSMÃO, uma delegação de Oficiais, Sargentos e Praças do 1BIPara/FND/KFOR, liderada pelo 2º Comandante do 1BIPara, Major Vítor FERNANDES.

Top