FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 00h59
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

KOSOVO - EXERCÍCIO FOX I


4-03-2015

A KFOR TACTICAL RESERVE MANOEUVRE BATTALION (KTM) realizou, no período de 16 a 27 de fevereiro, a integração do novo contingente Húngaro, que terminou com realização do exercício FOX I, em Camp Vrelo, para atingir a Full Operational Capability.

O exercício FOX I teve como objetivo principal testar a proficiência técnico-tática da CCoy (HUN) para o cumprimento da sua missão e tarefas no teatro de operações (TO) do Kosovo, como força empregue num ambiente multinacional (MN) da KTM. A CCoy (HUN) do novo contingente Húngaro, constituiu-se como a Primary Target Audience - PTA, tendo o exercício permitido validar o comando e controlo, a sua interoperabilidade com o Modulo de Apoio (PRT) e com a BCoy (PRT), tendo sido apoiada pela ACoy (MN).

À semelhança de outros exercícios da mesma tipologia, o FOX I incluiu, numa fase inicial, algumas palestras temáticas sobre procedimentos técnico-táticos, um cross-training e um exercício de treino situacional (STX).

O exercício FOX I teve a participação de pessoal e meios de sete nações, refletindo o seu caráter multinacional. Com os meios aéreos dos contingentes Croata, Esloveno, Suíço e dos EUA, foi possível a projeção aérea da KTM.

Com o Freedom Of Movement Dettatchment (FOMD) do contingente Suíço, foi assegurada a liberdade de movimentos (FOM), através da remoção de obstáculos nas vias de comunicação e inativação de Improvised Explosive Devices (IED). A Tactical PSYOPS Team (TPT) dos contingentes Dinamarquês e Romeno, apoiou a manobra da KTM. A International Military Police (IMP) dos contingentes Austríaco e Suiço, escoltou as viaturas da KTM durante a projeção da coluna terrestre e reforçou a operação na detenção e processamento de detidos.

O KFOR Deputy Commander, Brigadeiro General Anton WALDNER (AUT), presente no último dia do exercício, enalteceu a forma profissional e dinâmica como o evento foi planeado, conduzido e executado.

No final do exercício, o Comandante da KTM, TCor José NEVES, agradeceu a todos os participantes o empenho e a elevada proficiência demonstrados, enaltecendo a coragem com que os militares húngaros enfrentaram e ultrapassaram as contingências do exercício.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top