FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h10
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

INICIATIVA DE COOPERAÇÃO ENTRE PORTUGAL E S. TOMÉ E PRÍNCIPE


13-03-2015

      A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, chega a baía de Ana Chaves a 14 de março de 2015, a fim de participar na iniciativa de cooperação denominada MAR ABERTO, entre Portugal e São Tomé e Príncipe.

      A iniciativa MAR ABERTO traduz o empenho de Portugal no fortalecimento das relações de cooperação e confiança entre os Países de Língua Oficial Portuguesa e tem por finalidade cooperar no desenvolvimento de atividades tendentes à edificação de capacidades próprias dos países parceiros, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

      Neste âmbito, a presença da fragata Bartolomeu Dias incidirá no desenvolvimento de múltiplas ações de cooperação, salientando-se as instruções e treino em terra no domínio das operações de busca e salvamento marítimo e de vigilância e fiscalização, assim como ações de formação na área específica das operações de mergulho.

      A fragata Bartolomeu Dias irá ainda embarcar militares da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe para ações de treino de perícias de marinharia, ações de abordagem, recuperação de náufragos e todas as disciplinas relacionadas com a segurança marítima.

      No âmbito do exercício internacional OBANGAME EXPRESS, que se realizará logo após a iniciativa MAR ABERTO, a fragata portuguesa embarcará, de 19 a 20 de março, uma equipa de militares da Guarda Costeira da República Democrática de São Tomé e Príncipe, tendo por objetivo o treino dos parceiros regionais no combate às ameaças marítimas e a promoção da cooperação entre países africanos, europeus e os Estados Unidos da América.

      A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares, bem como alguns militares convidados de outras nacionalidades.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA) 

 

Top