FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 05h54
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

FRAGATA PORTUGUESA BARTOLOMEU DIAS E NAVIO FRANCÊS SIROCO JUNTOS EM EXERCÍCIO NAVAL


18-03-2015

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias realizou hoje, dia 17 de março, um exercício naval de oportunidade com o navio polivalente logístico francês Siroco, ao largo da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

A interação entre os dois navios permitiu o treino de ações de abordagem a navios suspeitos, com recurso a meios de assalto próprios de bordo, e o adestramento das operações de voo no domínio da busca e salvamento marítimo e de evacuações médico-sanitárias. O treino, que teve como cenário a ameaça real à segurança marítima no Golfo da Guiné, possibilitou ainda avaliar a interoperabilidade entre as duas unidades navais.

O navio da Marinha portuguesa tem embarcados atualmente sete militares da Guarda Costeira de S. Tomé e Príncipe, numa ação de treino de fiscalização e vigilância no quadro da iniciativa Mar Aberto.

O navio francês Siroco possui capacidade para transportar um total de 470 militares e 1800 toneladas de material, tem embarcados atualmente 218 militares, tendo sido alvo de recente análise e estudo para eventual aquisição por Portugal.

A Bartolomeu Dias encontra-se, desde 14 de março de 2015, empenhada na iniciativa Mar Aberto, no âmbito da cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe, com a finalidade de promover o desenvolvimento de capacidades próprias de países parceiros, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e da autoridade marítima.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares e alguns militares de outras nacionalidades.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top