FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h03
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

MILITARES PORTUGUESES E ANGOLANOS REALIZAM EXERCÍCIO AO LARGO DA COSTA ANGOLANA


25-03-2015

A Marinha Portuguesa e a Marinha de Guerra Angolana realizaram no dia 24 de março de 2015 e no quadro da cooperação técnico-militar entre os dois países, um exercício de segurança marítima ao largo da costa de Angola, com o objetivo de treinar e reforçar capacidades no combate a diversos tipos de ameaças marítimas, nomeadamente as ações de abordagem a navios suspeitos.

No âmbito do cenário do exercício, foi simulada a deteção de um navio com um comportamento suspeito de desenvolver atividades ilícitas em mar territorial angolano. De forma a assegurar o controlo das águas territoriais, um grupo de abordagem de fuzileiros da Marinha de Guerra Angolana foi ativado, tendo abordado o navio suspeito (simulado pela fragata Bartolomeu Dias) e realizado uma inspeção a bordo. Durante esta ação foram ainda treinadas práticas de socorrismo em situações de combate, permitindo o reforço e consolidação das perícias adquiridas.

A ação de treino contou também com a participação de uma aeronave P3C ORION, da Força Aérea Portuguesa, que durante a abordagem transmitiu em tempo real, imagens de vídeo da progressão realizada a bordo pela equipa de abordagem.

O Comandante da Brigada de Fuzileiros Navais Angolanos, Contra-almirante FZ Bamba Zifua de Castro, acompanhado por outros militares angolanos, assistiu a bordo ao desenrolar do exercício.

A fragata Bartolomeu Dias encontra-se em exercícios na região do Golfo da Guiné desde o início do mês de março, estando presente também na região uma aeronave portuguesa P3C ORION, empenhada no exercício OBANGAME EXPRESS 2015.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top