FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h02
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS DA LITUÂNIA VISITA AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS


2-04-2015

      O Chefe das Forças Armadas da Lituânia, Major-general Jonas Vytautas Žukas, realizou uma visita oficial às Forças Armadas Portuguesas, a convite do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, no período de 30 de março a 1 de abril de 2015.

      No dia 30 de março, o Major-general Jonas Vytautas Žukas recebeu honras militares no Forte do Bom Sucesso, tendo sido depositada uma coroa de flores no Monumento em Homenagem aos Mortos em Combate.

      Após a cerimónia, teve lugar um encontro com o General Pina Monteiro, no edifício do Estado-Maior-General das Forças Armadas, seguido de uma reunião de trabalho com a delegação das Forças Armadas da Lituânia.

      O programa do primeiro dia terminou com o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco a receber em audiência o Major-general Jonas Vytautas Žukas.

      No dia 31 de março, o Chefe das Forças Armadas da Lituânia visitou o Comando Aéreo e a Base Aérea Nº 5 (Monte Real), onde teve oportunidade de contactar com a Esquadra 301, de F-16, que integraram o destacamento português na Lituânia, na missão de Patrulhamento Aéreo nos Países Bálticos (BAP, na sigla em inglês).

      No dia seguinte, o Major-general Jonas Žukas visitou o Comando das Forças Terrestres, do Exército, onde lhe foi apresentado o plano de atividades detalhado do Esquadrão de Reconhecimento que, no mesmo dia, tinha sido projetado de Portugal para a Lituânia, concluindo desta forma a visita às Forças Armadas Portuguesas.

      A forma cordial e franca como decorreram todos os eventos, fruto do interesse demonstrado por ambas as partes nesta visita, contribuiu significativamente para o aprofundamento das relações de cooperação e para o reforço dos laços de amizade entre as Forças Armadas de Portugal e da Lituânia.

  (Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top