FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 01h00
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS EM COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR EM CABO VERDE


27-04-2015

 

      A fragata portuguesa Bartolomeu Dias, após ter terminado a sua participação no exercício internacional SAHARAN EXPRESS 2015, atracou no dia 25 de abril  no Mindelo, ilha de São Vicente, a fim de conduzir ações de cooperação técnico-militar (CTM) com a Guarda Costeira (GC) e outras entidades oficiais da República de Cabo Verde, no âmbito da iniciativa MAR ABERTO. 

      Das várias ações planeadas, salientam-se o treino médico e socorrismo de combate, a formação e apoio a bordo de meios navais cabo-verdianos, na área técnico-naval da mecânica, eletrotecnia, frio e eletricidade, com particular enfoque no apoio e auxilio a navios sinistrados no mar.

      Estão ainda previstas ações de adestramento e aferição das técnicas, táticas e procedimentos nas ações de abordagem a navios suspeitos, com o objetivo de treinar e reforçar as capacidades no combate a diversos tipos de ameaças marítimas.

      A Bartolomeu Dias terá a bordo, de 30 de abril a 1 de maio, elementos da GC e inspetores de pesca para efetuar ações de fiscalização marítima nas águas jurisdicionais de Cabo Verde, estando prevista, no dia 30 abril, uma operação de apoio humanitário na ilha de Santo Antão, na localidade de Tarrafal do Monte Trigo, com recurso a meios de bordo.

      A iniciativa da Marinha Portuguesa denominada MAR ABERTO tem por objetivo apoiar na cooperação e desenvolvimento de atividades tendentes à edificação de capacidades próprias das Marinhas e Guardas Costeiras dos países da CPLP, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

      A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares da Marinha Portuguesa, bem como alguns militares convidados de outras nacionalidades.

      O navio largou de Lisboa no passado dia 2 de março e desenvolveu até ao momento várias ações de cooperação técnico-militar em São Tomé e Príncipe e Angola, tendo ainda participado  nos exercícios internacionais de segurança marítima OBANGAME EXPRESS e SAHARAN EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e ao largo da África Ocidental respetivamente.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)  

 

 

Top