FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 11.12.17 | 20h51
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

FRAGATA PORTUGUESA PRESTA APOIO HUMANITÁRIO EM CABO VERDE


1-05-2015


A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa,  realizou em 30 de abril,  uma ação de apoio humanitário à população de Tarrafal de Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, República de Cabo Verde, localidade de difícil acesso por terra e com cerca de 900 habitantes.

A ação incluiu a recuperação e pintura de uma escola primária, o rastreio médico-sanitário junto da população local e a revisão e manutenção técnica de motores de embarcações de pesca locais, tendo sido enviada para terra uma equipa multidisciplinar de 40 militares, com valências nas áreas médico-sanitária, mecânica e de apoio geral.

Esta iniciativa, planeada e coordenada com as autoridades caboverdianas, foi enquadrada no âmbito da cooperação técnico-militar entre Portugal e Cabo Verde e contou também com a participação de uma equipa de socorrismo caboverdiana, embarcada para o efeito.   

Na escola João Madeira, onde  estudam mais de oitenta crianças com idades compreendidas entre os 6 os 12 anos, foram realizados trabalhos de beneficiação, designadamente a pintura geral do edifício e várias reparações elétricas. Foi oferecido material de uso e apoio escolar. Na vertente médico-sanitário, foram realizadas cerca de quarenta e cinco  consultas de clínica geral, de rastreio de doenças e o consequente aconselhamento médico e sanitário. Na área da mecânica, foram efetuadas revisões técnicas e reparações a motores fora de borda de embarcações de pesca, acompanhadas de ações de formação viradas para situações futuras de diagnóstico, manutenção e reparação das avarias mais previsíveis. É de sublinhar, que a atividade piscatória tem uma particular relevância na economia local, constituindo a base principal de sustento de muitas famílias daquela povoação piscatória localizada na costa oeste da ilha de Santo Antão.

A fragata Bartolomeu Dias, comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo, tem a bordo 172 militares da Marinha Portuguesa e militares convidados de outras nacionalidades.

O navio da Marinha portuguesa que largou de Lisboa no passado dia 2 de março, realizou até ao momento várias ações de cooperação técnico-militar com São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde, tendo participado ainda nos exercícios internacionais OBANGAME 2015 e SAHARAN EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e ao largo da África Ocidental, respetivamente.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

   


 

 

 

 

 

 

Top