FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 11.12.17 | 20h50
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

BARTOLOMEU DIAS REGRESSA A PORTUGAL


12-05-2015

      A fragata BARTOLOMEU DIAS chegou hoje, dia 12 de maio, à Base Naval de Lisboa, após dois meses e meio de missão no Golfo da Guiné e na costa ocidental africana.

      O navio participou nos exercícios internacionais Obangame Express 2015 e Saharan Express 2015, cujo objetivo era reforçar a capacidade dos países africanos daquelas regiões no combate às ameaças marítimas e à promoção da cooperação entre estes parceiros, os Estados Unidos e a Europa.    

      Simultaneamente, no quadro das relações bilaterais entre Portugal e os países africanos da CPLP, o navio da Marinha Portuguesa realizou diversas ações de cooperação técnico-militar com as Guardas Costeiras de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde e com a Marinha de Angola. Das inúmeras atividades realizadas, destaca-se o apoio humanitário à população da localidade de Tarrafal do Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, em termos de assistência médica e técnica.

      A BARTOLOMEU DIAS realizou ainda treinos de oportunidade com o navio polivalente logístico francês Siroco, com o navio patrulha oceânico brasileiro Amazonas e com a corveta espanhola Vencedora, que se encontravam na região do Golfo da Guiné, tendo sido possível adestrar procedimentos e a interoperabilidade entre estas unidades navais.

Durante a missão, o NRP BARTOLOMEU DIAS praticou os portos de Tema (Gana), Luanda e Lobito (Angola), Praia e Mindelo (Cabo Verde) e o fundeadouro da baía de Ana Chaves, em São Tomé e Príncipe.

      Ao longo da missão, o navio acolheu a bordo mais de um milhar e meio de visitantes, percorreu cerca de 10.600 milhas náuticas e navegou 934 horas.

      A fragata BARTOLOMEU DIAS é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e conta com uma guarnição de 172 militares.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top