FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 05h56
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

MILITARES PORTUGUESES EM FUNÇÕES NO QUARTEL-GENERAL DO NATO RAPID DEPLOYABLE CORPS SPAIN PARTICIPAM NO EXERCÍCIO “VALIANT FALCON 15”


20-05-2015

Os quatro oficiais portugueses, atualmente a desempenharem funções no Headquarters NATO Rapid Deployable Corps - Spain (HQ NRDC-ESP) participaram, de 4 a 11 de maio de 2015, no exercício VALIANT FALCON 15.

Este foi o segundo exercício de ativação do quartel-general durante o período de standby, que termina a 30 de junho próximo, como quartel-general conjunto (Joint Headquarters).

O HQ NRDC ESP foi certificado em maio de 2014 para o comando de operações conjuntas predominantemente terrestres de relativamente pequena dimensão (Land Heavy Smaller Joint Operation), no quadro das diversas orientações político-estratégicas para gerar capacidade de comando e controlo conjunto a partir da estrutura de forças da NATO.

Uma vez que o HQ NRDC-ESP será, em 2016, o Comando da Componente Terrestre (Land Component Command - LCC) da NATO Response Force (NRF), foram também treinadas no exercício algumas funções relacionadas com o incremento da capacidade de resposta da NRF, que inclui o estabelecimento de uma Very High Readiness Joint Task Force (VJTF), decidido na Cimeira da NATO, em setembro de 2014, em Gales.

Neste contexto, o exercício VALIANT FALCON 15 recebeu a visita do General Hans-Lothar Domrose, Comandante do Allied Joint Force Command Brunssum e da NRF16.

O próximo grande evento em que os oficiais portugueses do HQ NRDC-ESP irão participar é o TRIDENT JUNCTURE 15, exercício de alta visibilidade da NATO que vai decorrer em Portugal, Espanha e Itália no período de 3 de outubro a 6 de novembro de 2015, visando entre outras finalidades, a certificação da NRF16, incluindo a certificação do HQ NRDC-ESP como comando da componente terrestre.

Top