FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h06
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CERTIFICADOS COMO FORMADORES DE “FIRE PHOBIA”


21-09-2015

A Reserva Tática do Comandante da Força Multinacional do Kosovo (KTM/ COMKFOR) liderada por Portugal ganhou ao longo dos últimos anos, uma excelente reputação no treino e certificação no âmbito da Fire Phobia.

Na penúltima revisão de um dos documentos enquadrantes da atuação da força, ficou determinado que cabe à KTM a responsabilidade de, no Teatro de Operações (TO) do KOSOVO, certificar o treino de Fire Phobia das outras forças que vão para aquele Teatro.

Nesse sentido, com a finalidade de manter um elevado nível de proficiência, a KTM planeou, organizou, dirigiu e realizou um curso de certificação dos formadores, garantindo que todos os militares que ministram o treino de Fire Phobia às unidades externas detêm e mantêm as máximas competências nessa área do conhecimento.

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CERTIFICADOS COMO FORMADORES DE “FIRE PHOBIA” MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CERTIFICADOS COMO FORMADORES DE “FIRE PHOBIA”

Foram desenhadas e planeadas um conjunto de atividades de formação, que fizeram parte do primeiro curso ministrado aos graduados da BCoy (Unidade de Escalão Companhia constituída por militares portugueses).

Desde a preparação dos cocktails Molotov, passando pela técnica de reação aos agentes incendiários, pelo domínio da língua inglesa adequado às instruções que têm de ser ministradas aos diversos contingentes, até à técnica e precisão do lançamento dos cocktails Molotov, tudo foi rigorosamente planeado, organizado e treinado repetidas vezes, até serem atingidos os níveis de execução considerados adequados. Baseado no princípio "saber fazer para saber ensinar", em 08Set15,  doze graduados da BCoy realizaram com sucesso o 1º Curso de Formação de Formadores Fire Phobia.

O principal objetivo que norteou esta ação de formação foi permitir que os militares da KTM envolvidos na certificação das outras forças possuam conhecimentos mais aprofundados sobre o lançamento e a reação aos agentes incendiários, para além da certificação operacional de todos os militares das unidades de manobra da KFOR.

Deste modo, os militares portugueses da KTM, detêm o saber (know how) sobre a formação de formadores e formação para certificação operacional de Fire Phobia e os militares húngaros são treinados e formados para se constituírem como formadores para certificação operacional.

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CERTIFICADOS COMO FORMADORES DE “FIRE PHOBIA” MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CERTIFICADOS COMO FORMADORES DE “FIRE PHOBIA”

Após validação da formação, os militares da BCoy ministraram, em 14Set15, a formação a doze graduados da CCoy, que ficaram melhor preparados para manterem o elevado nível de proficiência na certificação de outros contingentes.

 (Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top