FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 00h59
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE DA FORÇA NACIONAL DESTACADA NO KOSOVO


13-10-2015

      A cerimónia de Transferência de Autoridade Nacional e Transferência do Comando da "KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion" (KTM) no âmbito da Operação JOINT ENTREPRISE, no Teatro de Operações do Kosovo, teve lugar no Camp Slim Lines em Pristina, no dia 05 de outubro de 2015.

      O evento contou com a presença de várias entidades civis e militares e decorreu em duas fases distintas: a primeira, que marcou a Transferência da Autoridade Nacional, foi presidida pelo Major-general António Martins Pereira, Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, em representação do General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. A segunda fase assinalou a Transferência do Comando da KTM e foi presidida pelo Major-general Guglielmo luigi Miglietta (ITA), Comandante da KFOR (COMKFOR).

      A Transferência de Autoridade Nacional, que contou apenas com a presença dos militares portugueses em parada, ficou marcada pelo discurso alusivo ao evento e pela entrega do Estandarte Nacional à guarda do GAM/FND/KFOR, pelo Major-general António Martins Pereira, ao TCOR INF Carlos Abílio Cavacas Macieira, Comandante do 2BIMec/FND/KFOR.

      A Transferência de Comando da KTM, realizou-se já com o Estandarte Nacional na posse do 2BIMec/FND/KFOR e contou com a participação do 2BIMec/FND/KFOR e do contingente Húngaro pertencentes à KTM, tendo o momento ficado materializado com a entrega do Guião da KTM pelo COMKFOR ao TCOR Macieira, o novo Comandante da KTM..

      O Major-general Guglielmo Luigi Miglietta no seu discurso proferiu palavras de reconhecimento e salientou a forma exemplar e profissional como a KTM, constituída por militares Portugueses e Húngaros, tem cumprido a sua missão. Destacou ainda, de forma particular, o elevado profissionalismo e o empenho dos militares do GAM/FND/KFOR que, sob o comando do TCOR CAV Jorge Filipe da Silva Ferreira, regressam a Portugal após uma missão de cerca de seis meses.

      A cerimónia revestiu-se de grande dignidade, perentória da afirmação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, prestigiando as Forças Armadas Portuguesas.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top