FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 01h00
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

TRIDENT JUNCTURE 2015 - TREINO OPERACIONAL COMBINADO: UNIFIED REFLECTION 2015


13-10-2015

 

 

      Os comandantes do 2BIMec(R)/ENRF2016, do 2ECC/GCC/BrigMec, da BAAA/BrigInt e das CompPontes e CompDefNBQ-R, Unidades da Componente Operacional do Sistema de Forças, participaram na sessão de treino UNIFIED REFLECTION 2015, com vista à sua integração no Exercício Trident Juncture 2015, em Controlo Operacional (OPCON) da 5.ª Canadian Mechanized Brigade Group (5CMBG). O exercício decorreu na cidade do Québec, no Canadá, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro.

      Esta jornada, de iniciativa do comandante da 5CMBG, Coronel Michel-Henri Saint-Louis, contou ainda com a presença dos comandantes do Batalhão Anfíbio Italiano e da Companhia de Pontes alemã. A audiência, para além do Estado-maior, contou com a presença dos comandantes das unidades orgânicas equiparadas da 5CMBG, que acompanharam os comandantes estrangeiros. As sessões de treino e discussões realizaram-se na Base Militar de Valcartier, onde estão sedeadas as Unidades da 5CMBG.

      Com o objetivo de sincronizar conhecimentos, partilhar experiências e referências doutrinárias, procurando contribuir para o estabelecimento de um elevado nível de confiança, esta sessão visou ainda "... levar vários países da NATO a conduzirem uma operação multinacional com tarefas complexas, a utilizar os mesmos termos com o mesmo significado!" - segundo palavras do Cmdt, criar as condições para planear a Combined Joint Offensive Operation (CJOO), no que diz respeito às tarefas críticas a executar, constantes da Ordem de Operações "Allied Resolve": transposição de cursos de água e ataque deliberado.

      O exercício decorreu num ambiente de extraordinária cooperação e interoperabilidade e todos os executantes e planeadores partilharam doutrinas, táticas, técnicas e procedimentos, aquém e além da operação em planeamento e com inexcedível apoio da célula geoespacial da 5CMBG. Esta partilha deixa antever um TRIDENT JUNCTURE 2015 com elevada proximidade entre comandos e comandados, assente na coesão e determinação entre as diversas unidades presentes em território nacional.

 

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top