FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 11.12.17 | 20h52
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

A NATO ABRE O EXERCÍCIO TRIDENT JUNCTURE 2015 A OBSERVADORES INTERNACIONAIS


30-10-2015

      Observadores de países membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e de outros países, foram convidados para assistirem ao Trident Juncture 2015, o maior exercício militar da NATO conduzido na última década, que está a decorrer atualmente em Itália, Espanha e Portugal, envolvendo toda a estrutura de Comando da NATO e contando com a participação de cerca de 36.000 pessoas, de mais de 30 países da Aliança e Parceiros.

      De acordo com o Documento de Viena da OSCE, de 2011, os exercícios militares com efetivos superiores a 9.000 militares devem ser notificadas aos Estados membros da OSCE com 42 dias de antecedência em relação ao seu início, e sujeitos a observação a partir dos 13.000 militares.

      Como os países da Aliança respeitam estas condições, três equipas de inspetores russos chegaram esta semana, cada uma delas, a Itália, Espanha e Portugal, onde receberam uma apresentação sobre o Trident Juncture 2515, e inspecionaram várias atividades militares integradas neste exercício. A inspeção em Itália teve lugar entre os dias 26 e 28 de outubro, e as inspeções em Espanha e Portugal realizaram-se entre 27 e 29 de outubro.

      Com o objetivo de promover a transparência, a NATO decidiu convidar também para assistir ao Trident Juncture 2015, observadores de outras onze nações: Argélia, Bielorrússia, Brasil, Colômbia, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Mauritânia, México, Sérvia e Tunísia.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top