FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 01h00
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS PARTICIPAM EM EXERCÍCIO DE CIBERDEFESA DA NATO


20-11-2015

      O maior exercício de ciberdefesa da NATO - Cyber Coalition 2015, realizou-se no período de 16 a 20 de novembro, tendo Portugal participado através do Centro de Ciberdefesa (CCD), com elementos da capacidade de ciberdefesa dos três Ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) e com entidades civis que integraram uma célula de resposta nas instalações do CCD localizado no edifício do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Restelo.

      O exercício decorreu simultaneamente em vários países da NATO e parceiros, tendo como objetivo principal a colaboração entre as nações participantes na resolução de vários incidentes reais, designadamente ataques informáticos em vários ambientes no ciberespaço.

      O evento em Portugal, para além dos três Ramos das Forças Armadas, contou também com a participação de empresas civis, como a Redshift Consulting, a Edisoft, a Fireeye e a Checkpoint que, através dos seus recursos e experiência adquirida na área, colaboraram na resolução dos vários incidentes.

      No dia 19, o CCD recebeu a visita de várias entidades nacionais e internacionais, como o Adjunto para o Planeamento e Coordenação, Tenente-General Pimenta Sampaio, o Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Vice-Almirante Torres Sobral, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Dr. José Carlos Martins, os Directores Técnicos dos Ramos militares, entre outros, tendo tomado conhecimento sobre a organização e o cenário criado para o exercício.

      O Cyber Coalition, criado em 2008 e no qual Portugal participa desde 2011, é o principal exercício NATO de defesa cibernética.

(Texto e Imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top