FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 05h55
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

PORTUGAL MARCOU PRESENÇA NA 59ª REUNIÃO DOS ESTADOS-MAIORES PENINSULARES


20-11-2015

      Militares portugueses estiveram presentes na 59ª reunião dos Estados-Maiores Peninsulares, realizada de 10 a 12 de novembro de 2015, nas instalações do Estado Mayor de la Defensa (EMAD), em Madrid.

      Neste fórum foram abordados temas importantes de cooperação militar, procurando-se identificar oportunidades de cooperação em áreas de interesse mútuo, sendo ainda debatidas outras iniciativas, no âmbito da NATO e da União Europeia, com particular destaque para aquelas em que ambos os países participam. Foi ainda efetuado um ponto de situação sobre as ações desenvolvidas em parceria e que decorrem da "Declaração Conjunta de Intenções para o reforço da cooperação no âmbito da Defesa" assinada em novembro de 2012, pelos Ministros da Defesa Nacional dos dois países.

      Durante este evento, o Tenente-general Sílvio Sampaio teve ainda oportunidade de se encontrar com o Jefe de Estado Mayor de la Defensa (JEMAD), Almirante General Fernando García Sánchez, como os Chefes dos três Ramos das Forças Armadas espanholas e com o Diretor-geral de Política de Defesa.

      Espanha e Portugal realizam, a nível bilateral, várias reuniões de cooperação em matéria da Defesa, de que são exemplo as reuniões dos Estados-Maiores Peninsulares e as do Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa (CLESD), tendo a 59ª reunião contribuído uma vez mais, para a consolidação de uma posição comum no seio das organizações de segurança e defesa de que ambos os países fazem parte, para a troca de informação sobre assuntos transversais e ainda, para o fortalecimento de ações que visam a promoção e o incremento da formação, preparação, treino e interoperabilidade das Forças Armadas dos dois países.

      A delegação nacional foi chefiada pelo Adjunto para o Planeamento e Coordenação (ADJPC), Tenente-general Sílvio José Pimenta Sampaio, sendo a delegação espanhola chefiada pelo Jefe del Estado Mayor Conjunto (JEMACON), Tenente-general D. Juan Antonio Carrasco Juan.

 

Participantes na LIX Reunião de Estados-Maiores Peninsulares.

 

(Texto e Imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top