FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 01h01
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

MILITARES PORTUGUESES EM MISSÃO NO KOSOVO PARTICIPAM NO EXERCÍCIO SILVER SABER


27-11-2015

O exercício SILVER SABER decorreu de 18 a 20 de novembro de 2015, e contou com a participação de forças da European Union Rule of Law Mission in Kosovo (EULEX), da Kosovo Police/Special Operation Unit (KP/OSU) e das unidades de manobra da Kosovo Force (KFOR).

O exercício SILVER SABER, da responsabilidade do QG/KFOR, é um exercício vocacionado para o treino conjunto de operações de Crowd and Riot Control(CRC), pelos diferentes contingentes da KFOR.

Conduzido em três fases distintas, o exercício teve como principal objetivo o reforço das capacidades da KFOR e a sincronização e a coordenação de procedimentos, técnicas e táticas com a EULEX e com a KP.

Na primeira fase, foi realizado um Command Post Exercise, que contou também com a presença da Kosovo Security Force (como observadora), que teve como base um cenário fictício de uma catástrofe natural que degenerava numa situação de ajuda humanitária e de degradação do ambiente de segurança caracterizada por diversas manifestações, tumultos e atentados.

A segunda fase, realizada em Camp Vrelo nas mesmas datas, decorreu de acordo com vários eventos de instrução tendo sido praticadas técnicas e táticas de controlo de tumultos.

A última fase decorreu em 20NOV15, em Camp Vrelo onde a EULEX e a KFOR participaram em cenários de controlo de tumultos.

Da parte da KFOR merecem destaque o KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) onde se integra o contingente Português e a Operational Reserve Force (ORF), sob comando do Joint Force Command Naples e que é a reserva operacional fora do Teatro da Operações, podendo ser empregue em caso de necessidade.

No final do exercício o COMKFOR, Major-General Guglielmo Luigi Miglietta, felicitou todos os participantes pela forma profissional e competente, como o mesmo foi planeado e conduzido.

 

(Texto e Imagens editadas pelo GABCEMGFA)

 

Top