FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 00h59
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CONDECORADOS COM MEDALHA DA NATO


25-01-2016

A cerimónia militar de imposição da Medalha Non Article 5 - NATO Balkans aos militares dos contingentes húngaro e português do KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM), atualmente em missão no Kosovo, realizou-se no dia 05 de janeiro de 2016, no Campo de Slim Lines, Pristina, tendo sido presidida pelo 2º Comandante da KFOR, Brigadeiro-general Ferenc Korom.

O Conselho do Atlântico Norte aprovou a medalha NON ARTICLE 5 - NATO para pessoal que participa em missões NATO nos Balcãs desde 01JAN03, critério que foi extensível a outras operações NATO a decorrer na Área de Operações Conjunta.

A cerimónia foi conduzida de uma forma singela tendo a imposição das medalhas (pelos vários escalões de comando) sido o momento mais alto da mesma.

Numa primeira fase, o Comandante do KTM, TCor Inf Cavacas Macieira, convidou o 2ºCmdt KFOR, o Comandante da Joint Regional Detachment North, o Comandante do Headquarters Support Group, o Oficial Sénior português, Cor Inf Guerreiro da Silva e o Comandante do Contingente Húngaro, a imporem as condecorações aos Key Leaders da KTM. Posteriormente, os Key Leaders procederam à condecoração dos restantes militares portugueses e húngaros seguindo a cadeia hierárquica.

No decorrer da cerimónia, o Comandante do KTM e o 2º Comandante da KFOR proferiram discursos alusivos ao ato, salientando a importância da missão atribuída ao KTM, a boa relação entre militares portugueses e húngaros e o seu profissionalismo, prontidão e saber fazer, que fazem jus ao lema do KTM "Two Nations, One Force".

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

Top