FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Quinta-feira, 14.12.17 | 06h10
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

Chegada a Lisboa da Fragata NRP Vasco da Gama


27-04-2016

A fragata NRP VASCO DA GAMA,  regressa hoje (27 de abril) à Base Naval de Lisboa, após ter participado desde o dia 29 de fevereiro numa missão na costa ocidental africana. A missão enquadrou-se no âmbito das Forças Nacionais Destacadas tendo em vista contribuir para o esforço da comunidade internacional no apoio à capacitação dos países da região do Golfo da Guiné na segurança marítima. Visou, ainda, a presença nacional junto de países africanos de lingua portuguesa, dinamizando os projetos em curso de cooperação técnico-militar, escalando para o efeito os portos de Luanda e Lobito (Angola), da Cidade da Praia e Mindelo (Cabo Verde), São Tomé (São Tomé e Prínicipe), com escalas logísticas em Ponta Negra (Congo) e Tema (Gana).

Para a consecução desses objetivos o navio participou nos exercícios OBANGAME/SAHARAN EXPRESS 2016 promovidos pelo US Naval Forces Africa (NAVAF), sob o Comando do US AFRICOM, no Golfo da Guiné. Em simultâneo, e em ações bilaterais de treino e formação com as guardas costeiras e Marinhas de Cabo Verde, São Tomé e Princípe e Angola, tendo em vista potenciar as capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os países de língua portuguesa.

A fragata VASCO DA GAMA, teve embarcados 186 militares, entre os quais uma secção de fuzileiros com equipas de abordagem, uma  equipa de mergulhadores de combate, e uma equipa médica para treino e assistência humanitária. Embarcaram ainda vários miitares convidados de Marinhas Amigas e Aliadas, designadamente, do Brasil, de Espanha, dos Estados Unidos da América e do Reino Unido.

(Texto e imagens editadas pelo GABCEMGFA)

 

 

 

 

 

 

 

Top