FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 01h01
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

COOPERAÇÃO MULTILATERAL – COLÉGIO 5+5 – MÓDULO DE NÍVEL JÚNIOR – ÁREA DA SAÚDE


1-06-2016

     Nos dias 24 e 25 de maio de 2016 realizou-se no Hospital das Forças Armadas (HFAR) o Módulo Nível Júnior no âmbito do Colégio 5+5 dedicado à área da saúde militar destinado a oficiais médicos (tenentes e capitães). O tema escolhido para debate foi: "Clinical Challenges in Military Medicine", sendo de realçar a contribuição de 16 palestrantes dos três ramos das Forças Armadas e duas visitas (uma ao Centro de Medicina Aeronáutica (CMA) e outra ao Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (CMSH)) que em muito engrandeceram a qualidade técnica do módulo que se dividiu nas seguintes áreas:

1. "Catastrophe and military medicine";

2. "Battlefield backup support";

3. "Trauma & Reconstruction: from the battlefield to Role 4";

4. "Military Emergencies";

5. "Chemical and Biological warfare".

 

     Tendo, todas elas, merecido grande receptividade e atenção por parte dos discentes com especial ênfase para "Battlefield backup support, Military Emergencies e Chemical and Biological Warfare".

     Dos 10 países que pertencem à Iniciativa 5+5 Defesa, nove países (Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal, Espanha e Tunísia) fizeram-se representar por militares médicos de diferentes áreas da medicina, num total de 35 militares (16 de países amigos e 19 de Portugal).

     As cerimónias de abertura e encerramento foram presididas pelo Exmo. MGen DIRSAM, Major-general Med Res José Maria Gouveia Duarte, contando com a presença do Exmo. Diretor do HFAR, Contra-almirante Albuquerque e Sousa, pela Sub - Diretora-geral da DGPDN, Professora Drª Ana Isabel Xavier em representação do Exmo Diretor-Geral de Política e Defesa Nacional e pela Diretora de Serviços das Relações Internacionais, Drª Maria Teresa Paulo.

     Destaca-se do evento a cooperação, a capacidade de organização do módulo na sua componente técnica e, a dedicação e empenho, de todos os que estiveram envolvidos no planeamento e execução do mesmo.

(Texto editado pelo GABCEMGFA)

 

Top