FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 12.12.17 | 01h00
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


700 Anos da Marinha FACEBOOK Oficial

Participação das FFAA em auxílio no combate ao incêndio em Manteigas


4-08-2016

No dia 31 de Julho de 2016 pelas 19H00 horas, na sequência do incêndio florestal ocorrido na região da Vila de Manteigas, Distrito da Guarda foi solicitado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) o apoio das Forças Armadas (FFAA) por um período de 48 horas, na proteção e salvaguarda de pessoas e bens em operações de vigilância, patrulhamento e rescaldo pós-incêndio florestal. ,

A missão de apoio teve início pelas 07h00 do dia 01 de agosto nas regiões de Manteigas e do Sameiro, após ativação do PLANO LIRA, tendo sido deslocados para o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, 2 pelotões constituídos por 50 militares: um pelotão do Regimento de Infantaria nº 14 de Viseu, e outro da Brigada Mecanizada. Foram ainda empenhados dois Destacamentos de Engenharia, pertencentes ao Regimento de Engenharia nº1 e à Companhia de Engenharia de Combate Pesada da Brigada Mecanizada, equipados com máquinas de rasto e equipamento de abertura de aceiros, num total de 60 militares, 12 viaturas de rodas e 2 de lagartas.

O dispositivo das FFAA foi desmobilizado em 03 de Agosto pelas 09H00, tendo os militares e equipamentos regressado às unidades de origem.

O Plano LIRA constitui a cooperação do Exército com a estrutura nacional de protecção civil, a pedido, na prevenção e no combate aos fogos florestais, nomeadamente no que respeita às acções de rescaldo, vigilância e apoio logístico aos bombeiros, serviços florestais e demais serviços de protecção civil.

Top