Ministério da DefesaMapa das MissõesLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 24.01.17 | 09h09
Você está aqui: Home » Operações » Exercícios » EXERCÍCIO FELINO
A A A  Imprimir Imprimir
CategoriasHeader
BOAS FESTAS
BOAS FESTAS
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

EXERCÍCIO FELINO


Este exercício é executado com uma periodicidade anual, alternando a versão de Exercício na Carta (EC) com a de Forças no Terreno (FT). No ano em que se realize na modalidade EC, será jogado fazendo uso do cenário a aplicar no formato FT do ano seguinte.

O exercício FELINO têm como objetivo a preparação de uma Força de Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC), no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missões de Apoio à Paz e Ajuda Humanitária.

  


 
FELINO 2017 - BRASIL (FT)

 
FELINO 2016 - CABO VERDE (EC)

FELINO 2015 - PORTUGAL

 FELINO 2015 PORTUGAL

No âmbito da componente de defesa e cooperação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), irá realizar-se em Portugal o exercício com Forças no Terreno (FT) FELINO 15.  

O exercício irá decorrer de 9 a 18 de setembro de 2015, na Área Militar de S. Jacinto, em Aveiro/Aeródromo Militar de Ovar, estando previsto a realização de um Dia do Visitante Ilustre (DVI), no dia 18 de setembro.

O evento deverá contar com a presença de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional e dos Diretores de Política de Defesa da CPLP.

  

Cenário para o exercício

O cenário permite o enquadramento para uma Operação de Apoio à Paz (AP) e/ou de uma Ajuda Humanitária (AH).

O contexto social e político reproduz uma situação de crise com contornos políticos, económicos, humanitários e de segurança interna.

 

Mapa Exercício Felino 15


 

NOTÍCIAS

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Artur Pina Monteiro presidiu à Cerimónia de encerramento do Exercício FELINO 15.

Reunião Extraordinária DPDN/CPLP - Agenda - Programa

Comunicado 08/15 - CHEFE DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS PRESIDE AO DIA DO VISITANTE ILUSTRE DO EXERCÍCIO FELINO 15

FELINO 15 - CERIMÓNIA DE ABERTURA

FELINO 15 - RECEÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS DELEGAÇÕES MILITARES DOS PAÍSES LUSÓFONOS


 
Empenhamento de Pessoal Composição das Delegações

Empenhamento de Pessoal

Composição das Delegações

CEMGFA PRESIDE À CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO FELINO 15 - 1663

SPOT DE VIDEO

Galeria de imagens  

SPOT DE VIDEO


 

FELINO 2010 ANGOLA

 

FELINO 2010 ANGOLA

Decorre nas instalações da Brigada das Forças Especiais de Angola, a 50 km a Sul de Cabo Ledo, o "Exercício Felino 2010", que termina a 28 de Março. 

"O cenário do exercício "Felino 2010", acontece na região de Cabo Ledo, é fictício e vai simular uma situação de crise humanitária com implicações de segurança, num ambiente permissivo, empregando dados geográficos reais do país.


 

FELINO 2009 MOÇAMBIQUE

 

FELINO 2009 MOÇAMBIQUE

O Exercício FELINO 2009, que terá lugar em Boane, MOÇAMBIQUE, será do tipo POSTO DE COMANDO, e conta com a participação de militares das Forças Armadas (FA) dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este exercício tem como finalidade o treino de uma Força Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC).

 

 

De entre os diversos objetivos definidos destacamos o incrementar da interoperabilidade ao nível dos procedimentos e doutrina das FA dos seus Estados Membros, com vista ao seu eventual emprego em Operações de Apoio à Paz (OAP) e Ajuda Humanitária (AH), sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).


 

FELINO 2008 PORTUGAL 

 

FELINO 2008 PORTUGAL

Em 2008 o exercício teve como finalidade "Exercitar uma Força Tarefa Conjunta e Combinada, no quadro da CPLP, no sentido de incrementar a interoperabilidade e o treino das Forças Armadas dos Estados Membros da CPLP, com vista ao seu emprego em operações humanitárias e de apoio à paz, sob a égide da Organização das Nações Unidas".

 

O cenário fictício do Exercício Felino 2008 simulou uma situação de crise humanitária com implicações de segurança, a decorrer em ambiente permissivo, empregando dados geográficos reais de Portugal e decorreu na região AVEIRO-OVAR.A preparação do exercício contou ainda com atividades de formação de quadros de que se salientam o estágio centrado nas matérias do Planeamento Operacional e das Regras de Empenhamento, a ter lugar no Centro de Simulação do Exército (Pedrouços), no período de 16 a 20 de Junho, e o Estágio de Operações de Apoio à Paz a ministrar pelo Centro de Instrução e Treino de Operações de Apoio à Paz da Escola Prática de Infantaria (CITOAP/EPI) no RI 10.