Ministério da DefesaMapa das MissõesLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 24.01.17 | 09h10
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
BOAS FESTAS
BOAS FESTAS
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

EUTM MALI (European Union Training Mission in Mali)


 

  

Histórico

O estabelecimento de uma paz duradoura no Mali é essencial para a estabilidade a longo prazo na Região Sahel, em particular e em num sentido mais amplo, para a África e Europa. A pedido do Governo do Mali e com base nas resoluções da ONU (Resolução 2085 do Conselho de Segurança da ONU) os Estados-Membros da União Europeia acordaram desenvolver uma missão de formação das Forças Armadas do Mali (MaAF), no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa (CSDP) da UE. O Primeiro Mandato para a Formação da UE. A primeira missão foi estabelecida em fevereiro de 2013 e a segunda de maio de 2014 a 2016 segunda. 

Terceiro Mandato 

Como forma de continuar a instrução militar e aconselhamento às Forças Armadas do Mali, o Conselho da União Europeia decidiu, em 23 de março de 2016, o terceiro mandato da EUTM Mali, que durará até 18 de maio de 2018. A EUTM Mali irá treinar e aconselhar o MaAF, autoridades civis legítimas, com a finalidade de contribuir para a restauração das suas forças armadas, permitindo assim conduzir operações militares destinadas a restabelecer a integridade territorial do Mali e reduzir a ameaça que os grupos terroristas representam. 
Para o terceiro Mandato a área de missão foi estendida na direção do rio Níger, incluindo os municípios de Gao e Timbuktu.

 

 

Mission Area Mandate - 3 - 1877

A EUTM Mali é uma "missão não executiva", isto é, os militares não participam em actividades de combate e não acompanham as unidades do Mali em operações. Durante o Terceiro Mandato, a EUTM Mali irá progressivamente passar a uma abordagem mais descentralizada nas regiões, permitindo ao MaAF assumir a responsabilidade de formação militar alcançando progressivamente o objectivo do processo de reforma.

O Terceiro Mandato da EUTM Mali consiste em 4 fases:

Formação, Descentralização Inicial, Descentralização Total e Transferência de Autoridade.

Atualmente, participam nesta missão 26 países. 

22 paises membros da EU

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia.

4 paises da Europa não membros da EU

Geórgia, Montenegro, Sérvia e Albania.

Aproximadamente 580 militares estão destacados na EUTM Mali.

A sede da EUTM está localizada em Bamako e o campo de treino em Koulikoro (60 Km de Bamako)

A missão é liderada por Brigadeiro General Eric Harvent (Bélgica).

  Página oficial da missão

  Participação Nacional

  Press Kit - MALI