FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 14h11
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Lusitano 2017 - DVDay
Lusitano 2017 - DVDay
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


CONCURSOS HFAR HFAR - Informação aos Utentes

NATO - OCEAN SHIELD


PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

Operação OCEAN SHIELD é a contribuição da NATO para os esforços internacionais para combater a pirataria ao largo do Corno de África, iniciada 17 Agosto 2009 após reunião do Conselho do Atlântico Norte (NAC) que aprovou a missão.

Operação OCEAN SHIELD assenta na experiência adquirida durante a Operação ALLIED PROTECTOR, missão anterior da NATO de combate à pirataria.

HISTÓRICO

A pedido da ONU, Ban Ki-moon Secretário-Geral, no final de 2008, a NATO começou a efectuar escoltas a navios que transitavam em águas perigosas no âmbito do Programa Alimentar Mundial (PAM), essa missão denominava-se ALLIED PROVIDER (Outubro - Dezembro de 2008). A NATO conduziu patrulhas de dissuasão que impediram que navios fossem sequestrados e as suas tripulações fossem levados como reféns durante os ataques dos piratas.

Esta operação foi sucedida pela Operação ALLIED PROTECTOR (Março - Agosto de 2009) que continuou a contribuir para a segurança das rotas marítimas comerciais e de navegação internacionais fazendo fiscalização e tarefas que tinham sido realizadas anteriormente pela Operação ALLIED PROVIDER.

A presente operação - Operação OCEAN SHIELD - é diferente das suas antecessoras no sentido de que ela tem um sentido mais amplo, não se limitando apenas a garantir a segurança marítima na região, mas também oferece treino para os países da região em desenvolver sua própria capacidade de combater as actividades de pirataria.

A NATO está a realizar actividades de combate à pirataria em conformidade com o Conselho de Segurança das Nações Unidas e as resoluções com acções contra a pirataria iniciada por outros actores, incluindo a União Europeia.

 

Site Oficial