FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 24.04.18 | 09h46
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Enfermeira da Força Aérea em missão da União Europeia na República Centro-Africana.
Enfermeira da Força Aérea em missão da União Europeia na República Centro-Africana.
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

ONU - UNAMA (United Nations Assistance Mission in Afghanistan)


 
A missão da United Nations Assistance Mission in Afghanistan (UNAMA) é ajudar a conseguir um Afeganistão estável e próspero, em paz tanto a nivel interno como com os seus vizinhos, onde os direitos humanos do povo afegão são mantidos e as necessidades básicos estão disponíveis para todos.
É também missão da UNAMA apoiar a população e o governo do Afeganistão a alcançar a paz e a estabilidade, de acordo com os direitos e obrigações consagrados na Constituição afegã.
A UNAMA foi criada pela Resolução 1401 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em março de 2002, a pedido do Governo da República Islâmica do Afeganistão. O mandato é revisto anualmente, sendo a revisão mais recente, de 17 de março de 2017, com a aprovação da Resolução 2344 (2017) do Conselho de Segurança, por unanimidade.
 
Tadamichi YamamoTadamichi Yamamototo, Representante Especial do Secretário-Geral para o Afeganistão e Chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), foi nomeado em junho de 2016.
 
 

Na sequência da revisão estratégica da United Nations Assistance Missions in Afghanistan (UNAMA) foi decidido abolir a Military Advisor Unit (MAU) onde se encontravam integrados dois militares nacionais nas funções de Deputy Senior Military Advisor e Military Advisor.

Decorreu no dia 07 de dezembro de 2017, em Kabul, a cerimónia de encerramento desta Unidade presidida pelo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, o diplomata Tadamichi Yamamoto, finalizando assim um periodo de 15 anos de atividade continua no Afeganistão .

 

Em termos de futuro um militar português irá assumir as funções de Senior Military Advisor  da UNAMA nesta Special Political Mission .

 

 

PARTICIPAÇÃO NACIONAL
PÁGINA OFICIAL DA MISSÃO