FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.11.17 | 14h08
Você está aqui: Home » Organização » EMGFA
A A A  Imprimir Imprimir
Organograma Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Gabinete Adjunto para o Planeamento Adjunto para as Operações Comando Operacional dos Açores Comando Operacional da Madeira Divisão de Planeamento Estratégico Militar Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação Divisão de Recursos Órgãos de Apoio Geral Divisão de Informações Militares Divisão de Operações Centro de Operações Conjunto UNAVE

Estado-Maior General das Forças Armadas


Tem por atribuições planear, dirigir e controlar o emprego das Forças Armadas no cumprimento das missões e tarefas operacionais que a estas incumbem.

1. O Estado-Maior-General das Forças Armadas compreende:

  1. O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
  2. O Estado-Maior Coordenador Conjunto
  3. O Centro de Operações das Forças Armadas
  4. Os comandos operacionais e os comandos-chefes que eventualmente se constituam

2. O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no exercício do comando, e coadjuvado pelos chefes de estado-maior dos ramos, como comandantes subordinados ouadjuntos, consoante os casos.

3. O Estado-Maior Coordenador Conjunto constitui o órgão de planeamento e apoio à decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e compreende:

  1. Divisões de estado-maior
  2. Órgãos de apoio geral

4. O Centro de Operações das Forcas Armadas tem uma organização flexível e ligeira tempo de paz e destina-se ao exercício do comando operacional pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e é susceptível de, em estados de guerra, seconstituir em quartel-general conjunto com a composição e estrutura adequadas aoexercício do comando completo.