República Portuguesa
Altera a Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho.
Aprova a Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, revogando a Lei Orgânica n.º 1-A/2009, de 7 de julho.
Aprova a Lei de Programação Militar e revoga a Lei Orgânica n.º 7/2015, de 18 de maio.
Aprova o Conceito Estratégico de Defesa Nacional
Forças Armadas
Procede à primeira alteração à Lei do Serviço Militar, aprovado pela Lei n.º 174/99, de 21 de Setembro.
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 289/2000, de 14 de novembro, definindo as acções necessárias ao recenseamento militar e os mecanismos de articulação entre os organismos do Estado que intervêm no novo modelo de recenseamento.
Altera o regime de contrato especial para prestação de serviço militar, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 130/2010, de 14 de dezembro.
Procede à primeira alteração ao Estatuto dos Militares das Forças Armadas, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 90/2015, de 29 de maio.
Aprova o regulamento de disciplina militar.
Introduz alterações nos artigos e quadros do Regulamento de Continências e Honras Militares, aprovado e posto em execução pelo Decreto-Lei n.º 331/80, de 28 de Agosto.
Aprova o Regulamento de medalha militar e das medalhas comemorativas das Forças Armadas
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 296/2009, de 14 de outubro, que aprova o regime remuneratório aplicável aos militares dos quadros permanentes e em regime de contrato e de voluntariado dos três ramos das Forças Armadas, adaptando a tabela remuneratória e as equiparações para efeitos de atribuição do abono por despesas de representação à nova estrutura orgânica das Forças Armadas.
Aprova o Regulamento de Incentivos à Prestação de Serviço Militar nos Diferentes Regimes de Contrato e no Regime de Voluntariado.
Fixa os efetivos das Forças Armadas para o ano de 2019
Estado-Maior-General das Forças Armadas
Aprova a Lei Orgânica do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Aprova a organização interna das unidades, estabelecimentos e órgãos do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 84/2014, de 27 de maio, que cria o Hospital das Forças Armadas, instituindo a Junta Médica Única
Estabelece a estrutura orgânica e funcional do Hospital das Forças Armadas, bem como as competências dos respetivos órgãos e os princípios de gestão aplicáveis.
Aprova a orgânica do ensino superior militar, consagrando as suas especificidades no contexto do ensino superior, e aprova o Estatuto do Instituto Universitário Militar
Regula o acompanhamento, pela Assembleia da República, do envolvimento de contingentes militares portugueses no estrangeiro
Altera o Decreto-Lei n.º 55/81, de 31 de março, que estabelece a base jurídica reguladora do regime de remunerações do pessoal militar investido em cargos internacionais.
Altera o Decreto-Lei n.º 56/81 de 31 de março, e em conjugação com a Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro, aprova a estrutura do quadro das missões militares junto das representações diplomáticas de Portugal no estrangeiro.
Altera os Decreto-Lei n.º 233/81, de 1 de agosto, e Decreto-Lei n.º 95/85, de 3 de abril, e aprova a estrutura e legislação das missões militares junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Alteram o Decreto-Lei 233/96, de 7 de dezembro, e aprovam o estatuto dos militares em missões humanitárias e de paz no estrangeiro.
Aprova o estatuto dos militares em ações de cooperação técnico-militar concretizadas em território estrangeiro.