FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 26.05.19 | 16h30
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

MARINHA PORTUGUESA NO GOLFO DA GUINÉ EM MISSÃO DE COOPERAÇÃO


14-03-2017

A fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral iniciou em 13 de março, com a duração de dois meses, uma missão na região do Golfo da Guiné, como parte do contributo de Portugal para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné na segurança marítima e combate às atividades ilícitas no mar.

Nesse âmbito, a fragata Álvares Cabral irá participar num exercício promovido pelo United States Naval Forces Africa, o OBANGAME EXPRESS no Golfo da Guiné, exercício que visa reforçar a cooperação de todos os países da África Ocidental e países amigos, como o caso de Portugal, em questões da segurança marítima, incentivando as operações conjuntas e partilha de informação entre várias marinhas e outras agências regionais e globais. A zona do Golfo da Guiné reveste-se de grande importância para a economia mundial, nomeadamente através das exportações de petróleo e gás natural, dos quais Portugal é importador, sendo uma zona de interesse estratégico para o nosso país.Brasão NRP Álvares Cabral - 1955

Irá também representar Portugal em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, onde apoiará os projetos em curso de cooperação técnico-militar, denominando-se iniciativa "Mar Aberto", capacitando com a partilha de conhecimento as Forças Armadas, em particular as Guardas-costeira, com as quais fará ações de patrulhamento conjuntos nas suas águas de jurisdição à luz dos acordos estabelecidos entre estados.

A fragata Álvares Cabral é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Simões, sendo a sua guarnição de 135 militares (dos quais 23 do sexo feminino), possuidora de diversas valências, contando com uma equipa do Pelotão de Abordagem dos Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e um médico. Embarcaram igualmente três oficiais oriundos da Alemanha, Brasil e Espanha, no âmbito de intercâmbio entre Marinhas.

 

O NRP Álvares Cabral é o segundo navio da classe Vasco da Gama e foi o primeiro a ser concebido nos estaleiros navais da HDW, em Kiel. Foi adicionado ao efetivo dos navios da Marinha no dia 24 de maio de 1991. (Ver mais)

Top