FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 19.08.18 | 12h50
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Fragata da Marinha Portuguesa resgata mais 54 pessoas no Mediterrâneo


10-05-2018

Ao início da noite de 8 de maio, a fragata da Marinha Portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou do mar mediterrâneo 54 migrantes irregulares que se encontravam numa embarcação sobrelotada que navegava em direção à ilha de Lampedusa, na Itália. A operação foi efetuada em articulação com a Guarda Costeira italiana.

Após o resgate todas as pessoas receberam os primeiros socorros, embora sem registo de feridos graves, e foram alimentadas com refeições quentes. Os migrantes foram entregues na manhã de hoje, dia 10 de maio, às autoridades italianas, no porto de Messina, na Itália.

Esta é a quarta operação de salvamento em massa realizada pelos militares portugueses desde o início de maio, tendo até à data sido salvos 320 migrantes.

A Marinha portuguesa participa na operação THEMIS, no Mediterrâneo Central, até ao próximo dia 5 de junho de 2018, em apoio à Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira FRONTEX.

A missão tem como objetivo controlar a rota de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia e combater o tráfico de seres humanos e as redes criminosas transnacionais no Mediterrâneo central, bem como realizar operações de busca e salvamento em massa para que se evite a perda de mais vidas humanas naquela região.

A bordo da fragata da Marinha “D. Francisco de Almeida” encontram-se também dois inspetores portugueses do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e elementos das autoridades italianas, da Guardia di Finanza e Guardia Costiera.

Segundo dados estatísticos revelados esta semana pela agência europeia FRONTEX, deste o início do ano de 2018 foram resgatados do mar perto de 9.700 migrantes que se encontravam em perigo ao tentarem alcançar a Europa a partir da costa Norte de África. Segundo a mesma fonte, na última semana no mediterrâneo central foram interceptados 297 migrantes provenientes do Iraque (80), Afeganistão (56), Bangladesh (54), Tunísia (43), Eritreia (30), Paquistão (26) e Irão (8).  

Fragata da Marinha Portuguesa resgata mais 54 pessoas no Mediterrâneo2 - 2335
Fragata da Marinha Portuguesa resgata mais 54 pessoas no Mediterrâneo3 - 2336
Fragata D. Francisco de Almeida - 2337

Top