FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 21.04.19 | 23h31
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Militares portugueses vão participar no maior exercício internacional da Marinha Italiana


11-05-2018

Após terminar o exercício internacional de manutenção de capacidades de guerra de minas em cenários de crise (SPANISH MINEX 2018), em Valência, Espanha, o navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa “Viana do Castelo”, larga hoje, dia 11 de maio, rumo à ilha da Sicília, em Itália, para participar no maior exercício da Marinha Italiana – MARE APERTO 2018, no qual participam mais de 40 unidades navais e 5.000 militares.

Este exercício tem como objetivo treinar navios, submarinos e meios aéreos na participação em operações de estabilização, nas quais se incluem operações anfíbias e operações de interdição marítima, de modo a aumentar as capacidades de combate e de interoperabilidade entre as nações participantes.

O MARE APERTO18 desenvolve-se em ambiente marítimo, aéreo e terrestre, estando presentes 42 unidades navais, incluindo 3 submarinos, 1 porta-aviões, 1 porta-helicópteros, 2 navios anfíbios e 3 navios reabastecedores.

O NRP Viana do Castelo integrará, depois do SPANISH MINEX 2018, uma força-tarefa marítima Europeia, EUROMARFOR, ativada para este exercício, constituída por meios de Espanha, França, Itália e Portugal. Portugal assume o comando desta força marítima internacional, exercido com base na rotatividade pelos estados que contribuem para esta força, no biénio 2018/2019.

Nesta missão, o NRP Viana do Castelo passará a ter uma guarnição composta por 61 militares e possui diversas valências, como sejam duas equipas do Pelotão de Abordagem dos Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma médica.

Para mais informações: Porta-voz e Relações Públicas do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Comandante Pedro Coelho Dias: 966 226 463

Top