FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 26.05.19 | 16h49
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Navio da Marinha termina missão europeia e regressa hoje a Lisboa


21-05-2018

O navio patrulha oceânico "Viana do Castelo", da Marinha portuguesa, regressa hoje a Lisboa, após 27 dias de integração na força marítima Europeia (EUROMARFOR), ativada para os exercícios internacionais SPANISH MINEX 18, em Espanha, e MARE APERTO 18, em Itália.

Portugal assume o comando desta força marítima internacional, exercido com base na rotatividade pelos estados que contribuem para esta força, no biénio 2017/2019.

Durante o período de atribuição à EUROMARFOR, o NRP "Viana do Castelo" interagiu com 54 unidades navais, incluindo 3 submarinos, 1 porta-aviões, 1 porta-helicópteros, 2 navios anfíbios e 3 reabastecedores. No total, o navio navegou mais de meio milhar de horas e percorreu mais de 4000 milhas náuticas, numa área compreendida entre o Estreito de Gibraltar e a Ilha da Sicília.

O SPANISH MINEX é um exercício organizado pela Armada espanhola, que ocorre todos os anos, cujo objetivo é pôr em prática os procedimentos comuns para a defesa de portos e ancoradouros contra a ameaça de minas navais.

O MARE APERTO 2018 é exercício italiano que tem como objetivo treinar navios, submarinos e meios aéreos na participação em Operações de Estabilização, nas quais se incluem operações anfíbias e operações de interdição marítima, de modo a aumentar as capacidades de combate e de interoperabilidade entre as nações participantes.

Pelo navio passaram ainda elementos do estado-maior internacional da EUROMARFOR, duas equipas do pelotão de abordagem dos Fuzileiros, o destacamento dos mergulhadores sapadores de guerra de minas e uma equipa médica, que muito contribuíram para uma missão concluída com sucesso.

Navio da Marinha termina missão europeia e regressa hoje a Lisboa2 - 2377
Navio da Marinha termina missão europeia e regressa hoje a Lisboa3 - 2378
Navio da Marinha termina missão europeia e regressa hoje a Lisboa4 - 2379

Top