FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Sexta-feira, 16.11.18 | 14h03
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Exército português assume funções na proteção do aeroporto em Cabul


25-05-2018

No passado dia 23 de maio teve lugar no Hamid Karzai International Airport (HKIA), em Cabul, Afeganistão, a cerimónia de transferência de autoridade que marca o momento em que Portugal passou a assumir o comando da 3.ª Companhia do batalhão da Força de proteção deste aeroporto internacional, por um período inicial de um ano. Esta é a 1.ª Força Nacional Destacada para a operação Resolute Support Mission (RSM) no Afeganistão e é constituída por 146 militares do Exército português.

Portugal participa desde 2015 nesta operação, sendo que durante o ano de 2018 a participação nacional aumentou, com a presença de uma Companhia de Proteção de Força do Exército português para desempenhar a missão de força de reação rápida no aeroporto internacional “Hamid Karzai” em Cabul, por um período inicial de um ano.

A missão é comandada pelo General John W. Nicholson do exército norte-americano e conta com 39 nações e um contingente total de mais de 15.000 pessoas no terreno, entre militares e civis.

A cerimónia de transferência de autoridade foi presidida pelo Brigadeiro-General Tayyar Aydin do Exército turco, que salientou no seu discurso a elevada expectativa que todos depositam nos militares portugueses, formulando votos de sucesso.

Exército português assume funções na proteção do aeroporto em Cabul2 - 2391

Top