FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Domingo, 26.05.19 | 16h19
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Exército português assume funções na proteção do aeroporto em Cabul


25-05-2018

No passado dia 23 de maio teve lugar no Hamid Karzai International Airport (HKIA), em Cabul, Afeganistão, a cerimónia de transferência de autoridade que marca o momento em que Portugal passou a assumir o comando da 3.ª Companhia do batalhão da Força de proteção deste aeroporto internacional, por um período inicial de um ano. Esta é a 1.ª Força Nacional Destacada para a operação Resolute Support Mission (RSM) no Afeganistão e é constituída por 146 militares do Exército português.

Portugal participa desde 2015 nesta operação, sendo que durante o ano de 2018 a participação nacional aumentou, com a presença de uma Companhia de Proteção de Força do Exército português para desempenhar a missão de força de reação rápida no aeroporto internacional “Hamid Karzai” em Cabul, por um período inicial de um ano.

A missão é comandada pelo General John W. Nicholson do exército norte-americano e conta com 39 nações e um contingente total de mais de 15.000 pessoas no terreno, entre militares e civis.

A cerimónia de transferência de autoridade foi presidida pelo Brigadeiro-General Tayyar Aydin do Exército turco, que salientou no seu discurso a elevada expectativa que todos depositam nos militares portugueses, formulando votos de sucesso.

Exército português assume funções na proteção do aeroporto em Cabul2 - 2391

Top