FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Segunda-feira, 22.04.19 | 00h01
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
Militares do Exército da Força de Reação Rápida na operação da NATO “Resolute Support Mission”
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Navio português lidera força naval multinacional em exercício de operações marítimas com Cabo-Verde


6-07-2018

A Força naval multinacional “EUROMARFOR”, habitualmente composta por navios de Portugal, Espanha, França e Itália, liderada pela fragata “Côrte-Real” da Marinha Portuguesa, está a participar no “Multi-cooperative Exercise 2018”, que consiste num conjunto de exercícios e atividades de demonstração de capacidades que se realizam em ações combinadas com a Marinha da Mauritânia e a Guarda-Costeira de Cabo Verde.
 
Neste âmbito, está incluída uma visita ao porto da Cidade da Praia entre hoje, dia 6, e o dia 8 de julho de 2018.
 
Para hoje está prevista a realização de atividades de treino e formação da Guarda-Costeira e dos Fuzileiros de Cabo-Verde, bem como a formação do Destacamento de Mergulho da Unidade de Operações Especiais (UEO) de Cabo-Verde, pelo Destacamento de Mergulho da fragata “Côrte-Real” da Marinha Portuguesa.
 
Neste dia será ainda realizado um treino de Limitação e Prevenção de Avarias e Socorrismo para Equipa da Guarnição do navio patrulha “Djéu” de Cabo-Verde, bem como um exercício em que será simulada uma ameaça de engenho explosivo na estrutura do cais junto aos navios da EUROMARFOR e simulada a aproximação de uma embarcação suspeita de ataque terrorista, acionando resposta a ambas as ameaças.
 
Já no dia 8 de julho, será realizado um exercício de abordagem e fiscalização não consentida (sem oposição), bem como um exercício SAR (“Search And Rescue”), pelos navios a participar no “Multi-cooperative Exercise 2018”.
 
O objetivo deste exercício, organizado pelas Marinhas pertencentes à iniciativa EUROMARFOR, em colaboração com a Guarda Costeira de Cabo- Verde, é promover e melhorar a cooperação entre esta Força naval europeia e a Guarda Costeira deste País, através de exercícios seriados no mar e demonstração de capacidades no porto, focado em operações marítimas, tendo em mente treinar procedimentos para os desafios atuais de segurança internacional.
 
No decorrer da visita integram esta Força naval a fragata “Côrte-Real”, da Marinha Portuguesa, que irá assumir a função de navio-chefe, e os navios “ITS Sirocco”, da Marinha Italiana e “SPS Canarias”, da Marinha Espanhola.
 
Durante a estadia em Cabo-Verde, no dia 7 de julho, os navios dos três Países vão receber a bordo crianças de Instituições de Solidariedade, nomeadamente, do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), de Aldeias Infantis SOS de Cabo-Verde e de Escolas SOS de Cabo- Verde.
 

Mais informação:
 
A EUROMARFOR é uma força naval multinacional, não permanente, criada em 1995 pela Espanha, França, Itália e Portugal, para cumprir as missões definidas na Declaração de Petersberg, como o controlo do mar, missões humanitárias, operações de manutenção da paz, operações de resposta a crises e operações de imposição da paz.
 
O comando da EUROMARFOR é atribuído rotativamente, aos países constituintes, sendo o Comandante Naval português, o Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo o atual Comandante da EUROMARFOR, desde 19 de setembro de 2017, por um período de dois anos.

Top