FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Sexta-feira, 16.11.18 | 14h04
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Força Aérea completa 200 horas de voo a vigiar o espaço aéreo dos países bálticos


11-07-2018

A Força Nacional Destacada da Força Aérea a operar com aeronaves F-16 MLU na Lituânia desde o início de maio, na operação da NATO “BALTIC AIR POLICING 2018”, completou as duzentas (200) horas de voo, entre missões reais e de treino neste teatro de operações onde Portugal é a nação líder.

Relembra-se que a Força Aérea opera a partir da Base Aérea de Siauliai, com 82 militares e quatro F-16.

Para além da participação nacional, a força multinacional nos países bálticos conta ainda com o empenhamento de forças de Espanha e França, que contribuem para a manutenção da integridade do espaço aéreo da NATO, através da vigilância aérea dos países bálticos da Lituânia, Letónia e Estónia, até ao início de setembro.

Também uma aeronave da Força Aérea Portuguesa P-3C CUP+, da Esquadra 601 “Lobos” , participa na missão de medidas de tranquilização do flanco leste da Aliança (“NATO Assurance Measures 2018”), encontrando-se na Lituânia desde o passado dia 16 de junho, onde tem realizado missões de patrulhamento marítimo nos países bálticos, com a missão de detetar e seguir movimentos de interesse. Este destacamento da Força Aérea em particular é  composto por 30 militares, entre tripulantes e pessoal de apoio.

Top