FACEBOOK OficialHospital das Forças ArmadasLista das MissõesMarinhaExércitoForça Aérea
printBanner
Terça-feira, 23.10.18 | 09h06
Você está aqui: Home » Notícias »
A A A  Imprimir Imprimir
NoticiasHeader
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
Último mês de missão da Força Aérea na Lituânia
header
Receba a nossa newsletter para estar a par de todas as nossas actividades.


Linha de Apoio EMGFA

Militares reforçam apoio à ANPC em Monchique


10-08-2018

As Forças Armadas reforçaram a partir desta manhã o apoio à ANPC em Monchique, ascendendo assim a 215 o número de militares diretamente empenhados no terreno a apoiar a ANPC no combate ao incêndio na zona do Algarve.

O reforço traduz-se em mais três pelotões militares, sendo dois do Exército e um da Marinha, 

passando a um total de oito pelotões do Exército e dois da Marinha, um helicóptero Alouette III e respetiva tripulação da Força Aérea, e seis destacamentos de engenharia pesada, com cinco máquinas de rasto do Exército e uma da Força Aérea.

O atual reforço tem como principal objetivo apoiar a realização das ações de consolidação e vigilância ativa pós incêndio no interior da serra, bem como assegurar abertura de vias com recurso a máquinas pesadas de engenharia (máquinas de rasto). 

Do efetivo referido importa salientar que o helicóptero Alouette III e respetiva tripulação da Força Aérea portuguesa encontra-se em missão no teatro de operações desde segunda-feira, a executar ações de coordenação aérea dos Canadair espanhóis.

Simultaneamente, acresce ainda o apoio diário da Força Aérea a partir da Base Aérea de Beja (Base Aérea N.º 11) à operação dos meios aéreos de combate aos fogos ao serviço da ANPC. 

Este apoio operacional de utilização das infraestruturas militares existentes tem uma forte componente logística associada, ao nível do reabastecimento de aeronaves nacionais e estrangeiras, que tem implicado a trasfega diária de combustível por camião cisterna militar, a partir da Base Aérea de Sintra, devido à especificidade do tipo de combustível utilizado por alguns aviões – AVGAS, do fornecimento  de alimentação às tripulações e alojamento de apoio aos pilotos civis.

Top